Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) marcou presença na 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) com uma palestra proferida pela engenheira-agrônoma e gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, Fabiana Alexandre Branco. A palestra, intitulada “Excelência em Sanidade Agropecuária”, foi parte do eixo temático sobre Educação Sanitária e aconteceu nesta quarta-feira, 05 de junho. Este evento reúne especialistas de todo o país para discutir temas do setor agropecuário. 

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, e os profissionais da área de Defesa Sanitária Vegetal, Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da companhia: o técnico agrícola Thiago Borghezan, e os engenheiros-agrônomos Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), Fabiana Alexandre Branco, gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, as médicas-veterinárias, Débora Reis Trindade de Andrade, gestora da Divisão Estadual de Defesa Sanitária Animal (Didsa) e Débora Veiga de Oliveira, coordenadora Estadual de Inspeção de Pescados e Derivados do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) também estão na conferência, no Centro de Convenções de Goiânia, Goiás, que se estende até o dia 06 de junho. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Fabiana Alexandre Branco destacou o comprometimento da Cidasc com a promoção de práticas de excelência em defesa sanitária vegetal. Ela ressaltou a importância da educação sanitária para o setor agropecuário, enfatizando sua contribuição para a segurança alimentar, saúde pública e desenvolvimento sustentável. A engenheira-agrônoma discutiu os benefícios da educação sanitária na adoção de práticas adequadas de prevenção e controle de doenças pelos profissionais do setor.

Durante sua palestra, Fabiana apresentou dois importantes projetos desenvolvidos pela Cidasc: o Sanitarista Junior e o Sanitarista Acadêmico. Desde 2025, o projeto Sanitarista Junior já formou mais de 15 mil crianças e jovens, enquanto o projeto Sanitarista Acadêmico, iniciado em 2022, já capacitou mais de 550 alunos de graduação e 20 professores universitários em mais de dez instituições de ensino.

Além disso, a palestrante destacou o lançamento de duas publicações significativas para a defesa sanitária vegetal: o livro “Catálogo de Pragas – Conheça as ameaças para a agricultura de Santa Catarina”, lançado em maio de 2023, e o livro “Sanidade Vegetal”, em maio deste ano. Ambas as obras são recursos valiosos para a identificação e manejo de pragas agrícolas, contribuindo para a proteção da agricultura catarinense.

A moderadora da sala temática “Educação Sanitária”, Márcia Bernardes – SFA/GO/Mapa; a palestrante Fabiana Alexandre Branco, engenheira-agrônoma e gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc; Cleiton Barbosa Pinto – IMA/MG, falou sobre “Desafios e estratégias da educação sanitária na defesa agropecuária do estado de Minas Gerais”; e Juliana Moreira – DTEC/Mapa, que tratou sobre: “Avanços do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária – Proesa”. Foto: Ascom/Cidasc.

A 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária é um evento de grande relevância que reúne especialistas e profissionais do setor para discutir e compartilhar conhecimentos sobre a defesa agropecuária no Brasil. A participação da Cidasc reforça seu papel fundamental na promoção da sanidade vegetal e na capacitação de profissionais para enfrentar os desafios do setor agropecuário.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo. 

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. 

A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.

A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Acadêmico?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500