Durante o mês dedicado à Lei Estadual n.º 18.825, de 09 de janeiro de 2024, referente à Promoção da Saúde dos Animais de Produção e dos Vegetais, em Santa Catarina, conforme a Lei Estadual n.º 18.825, de 09 de janeiro de 2024, a médica-veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Amalia Regina Mar Barbieri, e o técnico agrícola Cleiton Junior Ribeiro Lazzari, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Iomerê, que pertence ao Departamento Regional da Cidasc de Videira, realizaram, na tarde do dia 21 de maio, uma aula de campo sobre sanidade suídea com os alunos do Projeto Sanitarista Junior. A atividade foi desenvolvida com estudantes do Centro Educacional Municipal de Iomerê (Cemi), Polo II, localizado na comunidade de Bom Sucesso.
A aula de campo aconteceu na propriedade do Sr. Marco Antônio Borga, que se dedica à terminação de suínos e é integrado à Master Iomerê, uma empresa no ramo da suinocultura. Durante a visita, os jovens alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da granja, além de aspectos inovadores e sustentáveis da produção, como o sistema de captação e armazenamento da água da chuva para limpeza, o uso de placas solares para fornecimento de energia e a utilização de bactérias para o tratamento e destinação dos dejetos.
Os médicos-veterinários da Master Iomerê, Edegar e Rudinei, também estiveram presentes e compartilharam informações valiosas sobre os países para onde exportam carne, logística, medidas de biosseguridade e as principais doenças que afetam os suínos. Ao final da visita, os anfitriões proporcionaram um lanche aos participantes na residência do Sr. Marco e da Sra. Simone.
Os alunos puderam caminhar pela granja e entrar na área de terminação, verificando de perto os procedimentos de sanidade suídea. É importante ressaltar que todos os presentes cumpriram rigorosamente as medidas de biosseguridade da granja, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.
Essa atividade proporcionou uma experiência prática enriquecedora para os alunos do Projeto Sanitarista Junior, ampliando seus conhecimentos sobre sanidade animal e práticas sustentáveis na suinocultura.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500