Entre quarta-feira e domingo, a Associação dos Pecuaristas de Tubarão e Região realizou no município a Feira Agropecuária de Tubarão, com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Interior. A Cidasc e as demais empresas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, Epagri e Ceasa/SC, estiveram presentes com um estande conjunto no local do evento, o Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão (CETUBA).
Fez parte da programação do evento o 6º Pecuária Show Catarinense e o 1º Leilão de Gado Geral e Genética, com mais de 200 animais, vacas e novilhas, das raças angus, brangus e bradford. O Departamento Regional da Cidasc em Tubarão participou ativamente da feira prestando orientações sobre sanidade animal.
Na sexta-feira, os médicos-veterinários Henrique Correa, gestor regional, e Guilherme Costa de Oliveira e Silva, coordenador regional de Defesa Sanitária Animal (DSA), participaram do Dia de Campo da Epagri e divulgaram as ações de controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose. Estas doenças, além de terem grandes impactos na cadeia produtiva, são doenças zoonóticas (podem afetar as pessoas).
Na ocasião, ambos lembraram ainda da conquista da certificação de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, que no dia 25 de maio completou 17 anos. Este resultado trouxe ganhos inegáveis à pecuária catarinense, abrindo mercados para a carne produzida no Estado em função do reconhecimento de um status sanitário diferenciado.
Guilherme Costa de Oliveira e Silva aproveitou a oportunidade e enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelo setor agropecuário com o intuito de promover e fomentar ações de conscientização, engajamento e prevenção de doenças voltadas para a produção animal brasileira.
Desde 2022, Santa Catarina dedica o mês de maio à sanidade animal, para destacar os cuidados com os animais de produção, atendendo à legislação estadual. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também estabeleceu, na Portaria nº 583/2023, maio como o Mês da Saúde Animal. Para atender à legislação e destacar também o trabalho em sanidade vegetal, a Cidasc promoveu um extenso calendário de ações do Mês da Saúde Animal e Vegetal.
Dentro desta programação, houve apresentação de informações relevantes para a sociedade e pecuaristas sobre produção animal segura, sustentável e para a segurança dos alimentos. Na Feira Agropecuária de Tubarão, coube à engenheira agrônoma Luísa Caetano, da área de Defesa Sanitária Vegetal (DSV), acompanhar os alunos da rede pública municipal de ensino no evento, apresentando a importância da agropecuária em nossas vidas. Ela deu enfoque à sanidade agropecuária e falou sobre a importância das escolas implantarem o Projeto Sanitarista Junior, com o propósito de orientar as crianças sobre o quão fundamental é educação sanitária com ênfase na saúde única: o conceito de que a saúde animal, meio ambiente e saúde humana estão interligados.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
.