A mais recente edição da revista acadêmica Agropecuária Catarinense traz um artigo elaborado por profissionais da Cidasc sobre influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). Assinam o artigo José Henrique de Oliveira e Daniel Remor Moritz, do Departamento Regional de Criciúma, e Cláudia Scotti Ducioni Matos e Carolina Damo Bolsanello, que atuam na Coordenação de Sanidade Avícola.
O trabalho científico lembra o potencial devastador que a doença pode trazer para a produção de carne de aves e de ovos: nas localidades onde foi registrada, causou elevada mortalidade de aves. Traz ainda informações sobre o trabalho realizado pela Cidasc em Santa Catarina para manter os aviários comerciais livres do vírus da IAAP. Os focos registrados no Estado ocorreram em aves silvestres e houve um único foco em ave de subsistência, rapidamente encerrado.
Os autores do artigo enfatizam a necessidade de adotar as medidas de biossegurança para que as aves de produção não sejam contaminadas pelo vírus, que circula entre as aves silvestres. As orientações sobre medidas preventivas e a necessidade de notificação de casos suspeitos são continuamente comunicadas aos produtores rurais pelas equipes da Cidasc.
O artigo pode ser acessado no endereço https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1840 . A revista Agropecuária Catarinense é editada pela Epagri, outra empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, com objetivo de difundir o conhecimento entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área.
Para saber mais sobre sinais clínicos da IAAP, confira um de nossos posts sobre o tema aqui. Se observar mortalidade elevada de suas aves ou sinais respiratórios e nervosos nestes animais, faça a notificação através do SISBRAVET. O quanto antes a Cidasc for notificada, mais ágil será a tomada das medidas necessárias para proteger a avicultura catarinense.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom