Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Concórdia iniciou as aulas do Projeto Sanitarista Junior 2024, nas escolas da rede municipal de ensino no município de Jaborá. Uma iniciativa voltada para a educação sanitária em defesa agropecuária. A emocionante aula inaugural, aconteceu no dia 25 de março e contou com a participação entusiasmada da turma do nono ano vespertino da Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen.

O Projeto Sanitarista Junior 2024 está sendo coordenado pela médica-veterinária da Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Jaborá, Angela Cristina Pretto, com o apoio da médica-veterinária do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Elizangela Molossi, da médica-veterinária da prefeitura, Janaína Gottardo Pinto, do professor Roberto Pedrinni e da diretora escolar Rosane Primon.

Compreendida como uma atividade estratégica e essencial da defesa agropecuária, a educação sanitária visa garantir o comprometimento dos membros da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral para com os seus objetivos. Este projeto não só busca educar as novas gerações sobre a importância da sanidade agropecuária, mas também visa promover uma cultura de responsabilidade e consciência ambiental, essenciais para o futuro sustentável de nossa comunidade e de nosso país.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500