A Cidasc está treinando mais colaboradores de todos seus departamentos regionais para utilização de drones nas atividades de fiscalização e de vigilância. No último ano, a empresa adquiriu novos equipamentos deste tipo e obteve recursos de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a compra destes aparelhos para aprimorar a vigilância diante da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), cujo vírus atualmente circula entre aves silvestres.
O treinamento para operação de drones, realizado em Campos Novos entre os dias 23 e 25 de abril, contou com a participação de profissionais de oito departamentos regionais, em sua maioria profissionais que atuam na área de sanidade avícola. Os drones geram imagens com boa definição e por isso podem ser usados para observar áreas como rios e praias, identificando se há aves com sinais de influenza aviária (alta mortalidade entre o bando ou aves com falta de coordenação motora, por exemplo).
Quem participou da capacitação pode ainda visualizar o uso dos drones em diferentes áreas na defesa sanitária animal e vegetal, nas fiscalizações que demandam planejamento e investigações detalhadas e sigilosas. Essa tecnologia permite inovação e eficiência no modo de conduzir vários serviços na Cidasc.
Uma nova edição do curso sobre uso de drones está prevista para os dias 7, 8 e 9 de maio, em Mafra, com profissionais de outros dez departamentos regionais. O conteúdo engloba operação, manutenção, detecção de defeitos e pequenos reparos, que podem ser feitos pelo usuário, totalizando 24 horas/aula.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500