O dia 15 de abril é a data nacional dedicada à conservação dos solos, crucial para a produção agrícola. A referência é o nascimento de um pioneiro no tema, o norte-americano Hugh Hammond Bennett, nascido em 1881 e falecido em 1960.
“A atuação conjunta das empresas ligadas à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e dos profissionais da Agronomia, unindo esforços nas aplicação das práticas corretas, promove a conservação do solo. O solo conservado é componente crucial na Defesa Agropecuária, tanto na sanidade vegetal quanto animal, pois, como todos bem sabemos, o solo é a base da nossa vida e da produção de alimentos”, afirma a engenheira agrônoma da Cidasc e gestora do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani.
Nesta data, lembramos algumas boas práticas para conservação do solo, aprimoradas por pesquisadores e técnicos ao longo do tempo:
1. Rotação de culturas: Alternar o plantio de diferentes culturas ajuda a manter a fertilidade do solo e diminui a pressão de pragas;
2. Sistema Plantio Direto: Ele evita o revolvimento excessivo do solo e diminui a erosão;
3. Cobertura vegetal: Plantar gramíneas e leguminosas ajuda a proteger o solo contra a erosão;
4. Controle de erosão: Construir terraços e usar técnicas de manejo contribui para evitar a perda de solo;
5. Uso correto de insumos: Utilizar os insumos de forma adequada e adorar o tratamento diferenciado das glebas do solo, conforme suas características físicas e químicas;
6. Implantação de sistemas de exploração agrícola e pecuária compatíveis com a aptidão agrícola dos solos.
A Cidasc celebra o Dia da Conservação do Solo e lembra a todos que usar e manejar o solo com consciência é uma ação de amor à vida, ao setor do agronegócio e às futuras gerações deste planeta.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500