O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, por meio da Unidade Veterinária Local (UVL) de São Carlos, promoveu a aula inaugural do Projeto Sanitarista Junior nas Escolas Fundamentais Maidana e Professora Cleusa Guidane Huttmann, nos municípios de Planalto Alegre e Águas de Chapecó.
O evento proporcionou aos alunos do 5° ano uma introdução ao mundo da Defesa Agropecuária, abordando temas como a atuação da Cidasc, a importância da Defesa Agropecuária Animal, a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a identificação individual obrigatória dos bovinos e bubalinos em Santa Catarina. Os estudantes receberam materiais educativos, incluindo os livros do Sanitarista Junior em Defesa Agropecuária, cadernos de atividades e jogos e os professores o livro do professor.
A Escola Fundamental Maidana, em Águas de Chapecó, foi a primeira a participar do Projeto Sanitarista Junior, com 16 alunos no período da manhã do dia 27 de março, sob a supervisão da professora Neide Barella. Enquanto isso, na Escola Professora Cleusa Guidane Huttmann, em Planalto Alegre, no dia 26 de março, a turma do 5° ano, composta por 25 alunos no período da manhã e 16 à tarde, foi conduzida pela professora Rita Marangoni Camatti.
Além dessas escolas, a UVL de São Carlos estende seu atendimento a mais duas instituições na região: a Escola Isolada Municipal Osvin Schmitt, em Cunhataí, e a Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur, em São Carlos. O Projeto Sanitarista Junior visa educar e conscientizar as futuras gerações sobre a importância da Defesa Agropecuária, promovendo uma cultura de responsabilidade e cuidado com o meio rural desde cedo.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500