Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O Departamento Regional da Cidasc de Tubarão reuniu, na quinta-feira (08/02), o seu quadro de funcionários para, em consonância com as definições da diretoria da empresa, orientar o grupo quanto à importância dos trabalhos de prevenção e de combate à dengue. O evento contou com a palestrante Sabrina Fernandes Cardoso, bióloga da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), professora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), doutoranda e mestre em biologia, que abordou sobre o tema, com enfoque em: situação do Aedes aegypti e dengue em Santa Catarina.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

A profissional falou sobre o ciclo biológico do mosquito; mapa dos municípios catarinenses segundo a situação entomológica; sobre a disseminação do Aedes aegypti no Estado, demonstrando como está a situação no município de Tubarão. “Temos de estar mobilizados na prevenção da doença, que pode ser grave em alguns casos, depende do empenho de toda a população no combate ao mosquito que transmite o vírus”, comentou Sabrina.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Como o Aedes aegypti é transmissor do vírus da dengue, a melhor estratégia de prevenção é evitar sua proliferação. Ele gosta de se reproduzir em água limpa e parada, diferente de outras espécies de mosquitos, e por isso se tornou comum em áreas urbanas.

É preciso eliminar focos, recolhendo objetos como pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água nos pátios. Outra recomendação é que as caixas d’água sejam mantidas fechadas e as calhas sejam limpas.

Para o gestor regional da Cidasc de Tubarão, Vanderlei Machado, o departamento regional é parceiro da Secretaria de Estado da Saúde nas ações e sensibilização da população no combate à dengue e ao Aedes aegypti. “O Departamento Regional da Saúde em Tubarão pode contar com a Cidasc nas ações de sensibilização e educação da população contra a dengue”, finalizou Vanderlei.

O evento teve  também outros objetivos como tratar de questões administrativas, cabendo à gestora Jaqueline Cardoso Rodrigues e ao colaborador Luiz Francisco de Carvalho abordarem sobre temas, como: assiduidade; segurança no trabalho; ressarcimento de despesas e o correto preenchimento; fichas pontos e itens correlatos (sem rasuras), frequência, atestados médicos, licença-prêmio, etc.

O encontro aconteceu em período integral, sendo o período matutino destinado às questões administrativas e o vespertino às áreas técnicas de Defesa Sanitária Animal (DSA) e do Serviço de Inspeção Animal (SIE) com objetivo de padronização e avaliação de ações. As reuniões vespertinas foram presididas pelos coordenadores de Defesa Sanitária Animal (DSA) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Angela Zimmermann e Guilherme Werner Dandolini, respectivamente.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500