Foto: Ascom/Cidasc

A Cooperativa Cooperja, localizada em Jacinto Machado, no Sul do Estado, celebra uma conquista no cenário agroindustrial, ao receber o Selo de Conformidade Cidasc (SCC) em uma cerimônia de certificação, realizada nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, durante a 20ª edição do Campo Agroacelerador realizado pela cooperativa. A certificação é concedida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através da implantação do Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (SGSA) pela equipe técnica da Divisão de Classificação Vegetal (Dicla) da Cidasc.

Essa certificação é resultado de um processo minucioso, realizado ao longo de meses de consultoria prestada pelos consultores da Cidasc, Wladimir Marcon Mendes e Rômulo Bitencourt. Iniciado em novembro de 2021, até a sua conclusão em janeiro de 2024, culminando na concessão do Selo SCC à Cooperja, que autorizou a utilização do Selo SCC nas embalagens dos produtos certificados.

Durante esse período, os técnicos agrícolas da Cidasc revisaram detalhadamente as planilhas de anotações do Procedimento Operacional Padrão (POP) e as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Além disso, uma visita in loco à indústria foi realizada, abrangendo áreas cruciais.

Foto: Ascom/Cidasc

Participaram da celebração da entrega do Selo SCC, pela Cidasc, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos; o gestor Regional da Cidasc de Criciúma, Daniel Remor Moritz; o gestor Estadual da Divisão de Classificação (Dicla) da Cidasc, Thiago dos Santos Borghezan; e os técnicos agrícolas Rômulo Tadeu Santos Bitencourt e Wladimir Marcon Mendes. 

Autoridades (entre elas o secretário de Estado da Agricultura e da Pecuária, Valdir Colatto), membros do conselho de administração da cooperativa, funcionários da empresa e imprensa também prestigiaram a cerimônia. O certificado foi recebido pelo presidente da Cooperja, Vanir Zanatta.  

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destacou o comprometimento da Cooperja durante todo o processo de adesão, iniciado em novembro de 2021. “Receber o selo SCC é mais do que um selo em uma embalagem; é a prova de qualidade do produto, da dedicação e compromisso com a excelência. A certificação não é apenas um marco para a Cooperja, mas também para a Cidasc. Mostra que estamos avançando na promoção de padrões elevados no setor agroindustrial, destacando o compromisso mútuo de garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, discursou a presidente Celles de Matos.

Foto: Ascom/Cidasc

+Cooperja

A história da Cooperja começa aqui, em Jacinto Machado, em 30 de agosto de 1969, em uma assembleia cheia de visão e determinação, nasceu a cooperativa agropecuária. Localizada no Extremo-Sul catarinense, a Cooperja faz em 2024, 55 anos de história, construídos pelo esforço conjunto dos cooperados.

A cooperativa tem sua marca conhecida mundialmente, suas unidades estão instaladas em vários municípios catarinenses e no estado do Rio Grande do Sul. O Arroz Caçarola, principal produto da cooperativa, está presente na mesa de consumidores de todo o Brasil e também no mercado internacional.

Todos os anos prêmios são conquistados pela cooperativa e a comunidade acredita e incentiva o trabalho da Cooperja, aliás, trabalha junto de forma cooperada. 

No portfólio da Cooperja estão: arroz, milho, maracujá, sementes de arroz, lojas agropecuárias, supermercados, posto de combustíveis e Transportador Revendedor Retalhista (TRR). tudo isso, para suprir as necessidades dos clientes e associados. 

O crescimento da Cooperja foi e é inevitável. Com o processamento de 200 mil toneladas de arroz, estando entre as maiores empresas do agronegócio do Brasil. 

Hoje, com mais de dois mil associados e 900 colaboradores levam o cooperativismo a sério. Fazem valer os valores e princípios cooperativistas para suas lutas diárias. Alguns, ainda carregam na memória o início árduo que foi fundar a cooperativa e reerguê-la, quando por vezes vendavais a destruíram. Lembram da insistência do engenheiro-agrônomo Joaquim Pedro Coelho em convencer os 117 agricultores a iniciar algo totalmente novo e diferente. 

Foi neste momento que a semente foi jogada ao solo, para que hoje seus descendentes pudessem colher os frutos. São quase 55 anos de trabalho, esforço coletivo e sucesso. A Cooperja contribui para o desenvolvimento de vários estados e de muitos municípios brasileiros.

+20º Campo Agroacelerador

Foto: Departamento Regional de Criciúma/Cidasc

Nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro Jacinto Machado é o destino de milhares de pessoas na 20ª edição do Campo Agroacelerador da Cooperja, maior cooperativa de arroz do Brasil, com 54 anos de história e referência no agronegócio.

Uma agroaceleradora: uma cooperativa dinâmica, inteligente, conectada e competitiva, presente em todo território nacional. Ao longo dos anos fomos criando nossas marcas e a nossa identidade com produtos que levam o trabalho dos nossos agricultores, de forma consolidada que trazem oportunidade e reconhecimento ao homem do campo.

Hoje a Cooperja é responsável por sete marcas, que estão consolidadas nos trazendo rentabilidade e oportunidade de crescimento.

Tradicional evento da região que já se tornou o maior dia de campo do agronegócio do Sul de Santa Catarina, e que reúne durante os três dias, o que há de mais moderno em tecnologia e inovação no campo nas mais variadas culturas.

A organização do evento está há semanas preparando e montando as estruturas e sinalização, pensando em todos os detalhes para que o visitante possa ter uma boa experiência no parque. 

Durante os três dias de evento no campo, serão apresentadas 70 vitrines tecnológicas instaladas em arroz, soja, milho, soja na várzea, banana, maracujá, hortaliças, pitaya, pastagens e plantas bioativas. Com informações de manejos, resultados de pesquisa, diversificação, lançamentos de tecnologias e genéticas, para que o associado, produtor e visitante possa trocar experiências e levar esse conhecimento e informações para a sua propriedade.

A programação está diversificada, com palestras, também acontece a 6ª edição do Fórum do arroz com o tema: Futuro do Arroz: Desafios da Genética, com grandes pesquisadores da Embrapa, Epagri e Irga, no pavilhão central. Ato especial de entrega do selo de conformidade da Cooperja com a Cidasc, que reafirma a qualidade de produção com segurança e higiene dos produtos da cooperativa.

+Selo de Conformidade Cidasc (SCC)

Desde a criação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) em 2015, várias empresas participaram do programa. Hoje há 16 agroindústrias certificadas com o Selo e 12 em processo de certificação. Podem aderir ao programa empresas de produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Grãos, farinhas, frutas, geleias e conservas são alguns exemplos de produtos elegíveis para o Selo de Conformidade Cidasc (SCC). 

Os produtos certificados com o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), se tornam um diferencial competitivo, que atesta para o consumidor que aquele fabricante segue padrões que resultam em um produto de qualidade, seguro para o consumo, e estão presentes no comércio em todo o país. Em 25 países espalhados pelo mundo.

As empresas certificadas passam por auditorias periódicas, para mostrar que as boas práticas continuam sendo seguidas após a conquista do Selo. Você encontra mais detalhes sobre como é o processo de certificação neste link.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500