Compete à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a vigilância epidemiológica ativa e passiva de investigação de casos suspeitos de doenças, que afetam animais de produção. Nesta área, a companhia executa diversos programas sanitários destinados a monitorar, controlar e erradicar doenças, preservando a produção e a saúde pública.

De 1º de janeiro a 15 de dezembro de 2023, foram realizadas 436.165 fiscalizações de Defesa Sanitária Animal. Outras atividades essenciais para monitorar e prevenir doenças são o controle do trânsito de animais e o cadastro de rebanhos. Caso ocorra uma emergência sanitária, a Cidasc tem acesso a informações valiosas sobre a origem de um animal com suspeita de doença para adotar as medidas necessárias com celeridade. Em todo o transporte de animais de produção, a carga viva precisa estar acompanhada de Guia de Trânsito Animal (GTA), que pode ser obtido de forma on-line

Ao longo de 2023, foram registradas 1.409.558 guias no sistema informatizado disponibilizado pela Cidasc. No mesmo período, foram fornecidos 1.294.603 brincos de identificação individual, obrigatórios para todo o rebanho bovino e bubalino em Santa Catarina, sendo o único estado da federação com identificação individual e rastreabilidade do rebanho bovino, gerenciado por um software desenvolvido pela própria Cidasc.

A certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose é um dos principais meios de controle para a sanidade dos rebanhos. O documento valida a sanidade dos animais, agrega valor aos produtos da propriedade e é essencial para a manutenção da saúde pública, já que essas doenças são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas ao ser humano, através do consumo do leite cru, produtos lácteos produzidos com leite cru e contato com os animais doentes. Para comprovar a sanidade do rebanho foram realizados 1.322.823 de exames de Brucelose e Tuberculose, em 2023.

Santa Catarina atingiu a marca de 3.227 propriedades rurais certificadas livres de Brucelose e Tuberculose. Dados que demonstram a excelência da bovinocultura e a qualidade da produção agropecuária catarinense são frutos de um grande esforço para erradicar essas doenças, por parte do Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Estado é o quarto maior produtor de leite do país, contabilizando 2.968 propriedades leiteiras certificadas e é o Estado com menor ocorrência no Brasil, de bovinos com Brucelose e Tuberculose.

Para apoiar os criadores, o Governo do Estado de Santa Catarina é um dos únicos do país a indenizar, integralmente, os criadores que cumprem com as normas do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), pelo abate sanitário de animais doentes, de modo a possibilitar a futura aquisição de animais sadios para a continuidade da produção. Em 2023, indenizou os criadores, através do Fundesa, o valor montante de R$ 24.264.600,31.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500