Foto: Departamento Regional de Campos Novos/Cidasc

A propriedade de José Roberval Becker de Goes é a primeira no município de Brunópolis a receber Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose. A entrega do certificado ocorreu nesta quarta-feira, 17 de janeiro, na própria propriedade. Participaram da entrega do certificado o gestor do Departamento Regional de Campos Novos, Herno Marcio Godel; a médica veterinária do escritório da Cidasc em Brunópolis, Andreia Rodrigues Araujo, os produtores Jose Roberval Becker de Goes, sua esposa Sandra Fontana Becker de Goes e o filho Felipe Fontana Becker de Goes.

A propriedade além de ser pioneira no município na certificação, é parceira da CIDASC no projeto Sanitarista Júnior, disponibilizando o local para as visitas de saída a campo realizadas com os alunos. Estas atividades são valiosas ferramentas de educação sanitária, complementando as ações educativas realizadas em sala de aula.

Para o produtor, ser certificado pode trazer mais facilidade na hora de comercializar animais (por já possuírem comprovação da sanidade) e possibilidade de melhor remuneração no litro do leite por alguns laticínios. Há também o ganho para a saúde da família do produtor e de todos os que tratam os animais.

Como certificar sua propriedade?

O produtor que se interessar em certificar sua propriedade deve procurar o escritório da Cidasc no seu município. Os escritórios da companhia possuem a lista dos nomes e contatos dos médicos veterinários habilitados para auxiliar o produtor rural. O produtor deve preencher um requerimento e um termo de compromisso.

Após a entrega da documentação, o médico veterinário da Cidasc faz a vistoria oficial e emite seu parecer para que se inicie o processo de certificação. É preciso ter dois exames consecutivos negativos para brucelose (fêmeas e machos inteiros a partir de 8 meses) e tuberculose (todos os bovídeos do rebanho com idade a partir de 42 dias), em um intervalo de 6 a 12 meses para a propriedade ser certificada.

Denise De Rocchi
Ouvidoria: 0800 644 8500