Primeiro encontro turma do quinto anos GEPF. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Durante o ano de 2023, duas escolas do município participaram do Programa Sanitarista Junior. No total, 60 sanitaristas juniores receberam certificado esse ano, e estão aptos a contribuírem para mudar a comunidade onde vivem. Foram realizados encontros durante o ano, tanto em sala de aula, quanto no campo. Os assuntos tratados em sala de aula foram desde a apresentação da Cidasc, quais as áreas de atuação da empresa, zoonoses, transporte de animais e vegetais, agrotóxicos, brucelose, tuberculose, controle de raiva nos animais herbívoros, como prevenir as doenças por meio de cuidados básicos no manuseio de alimentos, até visita à empresa CRI, a qual faz o tratamento e reaproveitamento dos resíduos recolhidos no município. 

A viagem foi possível graças a colaboração da prefeitura municipal, Secretaria de Educação e as Escolas, que disponibilizaram o transporte e organizaram as turmas para que tudo fosse feito com segurança. A empresa Coleta Reciclagem e Industrialização de Lixo Ltda (CRI), que disponibilizou sua equipe de forma pronta, e a engenheira ambiental, Helen Abilhoa que coordenou a visita dos alunos às instalações da empresa CRI. 

Além da colaboração dos diretores e professores, a Cidasc disponibilizou no decorrer do ano profissionais de outros municípios que participaram apresentando temas específicos. O primeiro encontro do ano contou com a participação dos médicos veterinários, Renan Ferraz Lemke e Fernanda Zordan Fontana, que coordena o Programa Sanitarista Junior, no Departamento Regional de Concórdia. 

Os assuntos relacionados a agrotóxicos, produtos orgânicos e trânsito de produtos vegetais contaram com a colaboração do engenheiro-agrônomo, Daniel Volnei Nogueira Canabarro. O encontro que abordou o programa de controle de raiva nos animais herbívoros contou com a colaboração do funcionário Valdecir dos Santos. Segundo os alunos e as professoras, o material impresso foi muito útil, e serviu como guia nos encontros realizados.

Uso correto de Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.
Viagem de estudos à empresa de tratamento de resíduos. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.
Viagem de estudos à empresa de tratamento de resíduos. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.
Capturas de morcegos hematófagos. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

As turmas das quintas séries do colégio Grupo Escolar Paulo Freire receberam seus certificados no dia 13 de dezembro, em cerimônia realizada no pátio do colégio, no período da manhã. Contou com a presença das professoras Leandra Christina Coldebella e Beatriz Cristina Kiekow de Oliveira, as quais receberam o certificado da secretária de Educação Municipal, Edenice Carina Rauschkolb Patzlaff e da Diretora da escola, Marlene Wermer Wiltgen, e da colaboradora da Cidasc, Isaura Terezinha Bressan, representando a gestora Regional do Departamento de Concórdia, Patrícia Resende Diniz Caires.

Após a cerimônia de entrega dos certificados, a diretora do Grupo Escolar Paulo Freire demonstrou sua satisfação, deixando as “Portas da escola abertas para a continuidade do projeto no ano de 2024”.

Alunos e professores do Grupo Escolar Paulo Freire recebendo o certificado. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.
Professoras do Grupo Escolar Paulo Freire recebendo o certificado. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

O encerramento do programa Sanitarista Junior no Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela (Nemne) ocorreu em evento de formatura das turmas do quinto ano e pré-II da escola. O evento contou com a participação dos alunos, familiares, professores, diretores e secretária de educação municipal, durante a noite do dia 14 de dezembro.

Os certificados foram entregues aos novos sanitaristas, os quais estudam na escola da comunidade de Nova Estrela, localizada no interior do município, em região que concentra grande produção de bovinos, aves, suínos e grãos. O certificado foi entregue também às professoras da turma Laís Simon e Caroline Cristine Kussler. 

Os profissionais da Cidasc tiveram a oportunidade de deixar uma mensagem à comunidade sobre as etapas realizadas durante o ano e a importância do programa de educação sanitária junto a escola e a comunidade. Além de reforçar os agradecimentos a todos os alunos, professores da turma e a diretora Cléia. 

Entrega de certificados para os alunos do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.
Entrega de certificados para as professoras Laís e Caroline, do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A diretora disponibilizou o resultado de pesquisa interna realizada com os alunos da quinta série do Nemne, onde os projetos desenvolvidos na escola durante o ano e as disciplinas oferecidas são avaliadas pelos alunos, como forma de direcionamento das ações do ano seguinte. O projeto Sanitarista Junior, segundo avaliação dos alunos, atingiu 73% de aprovação, colocando-o entre os mais bem avaliados do ano de 2023.

Resultado da avaliação interna realizada pela escola Gemne. Arte: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500