Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Na última quinta-feira, dia 07 de dezembro, a Escola Estadual Victor Felippe Rauen, em Jaborá, celebrou o encerramento das atividades do Projeto Sanitarista Junior com a formatura de dezoito alunos do 9º ano vespertino. O projeto, desenvolvido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), teve como objetivo fornecer conhecimento aos alunos sobre a importância da Defesa Sanitária Agropecuária, incentivando sua participação ativa na preservação do meio ambiente e na promoção do bem-estar coletivo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A médica veterinária da Cidasc, Ângela Cristina Pretto, responsável pelo projeto no município, expressou sua satisfação com o resultado alcançado pela primeira turma capacitada em Jaborá. Ao longo do ano, foram realizados oito encontros, abordando temas essenciais como doenças dos animais e vegetais, formas de transmissão e prevenção, e a contribuição dos jovens na manutenção da sanidade agropecuária, crucial para o comércio nacional e internacional.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Durante a cerimônia de formatura, os alunos compartilharam o conhecimento adquirido, fazendo apresentações, que destacaram o impacto positivo do projeto. Ao final, receberam seus certificados, selando o êxito do programa. Acompanhou a cerimônia a colaboradora da Cidasc, Isaura Terezinha Bressan representando a gestora regional de Concórdia, Patrícia Resende Diniz Caires.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Ângela, em um gesto de agradecimento, expressou sua gratidão aos parceiros que tornaram o Projeto Sanitarista Junior em Jaborá uma realidade. A médica veterinária, destacou a colaboração da Escola Estadual Victor Felippe Rauen, e em especial ao professor Roberto Pedrini, que cedeu suas aulas de ciência e participou ativamente de todas as discussões. Agradecimentos também pela parceria com o Sicoob que realizou a doação de camisetas que foram usadas no encerramento do projeto e poderão ser utilizadas como uniforme na escola. “Ver os alunos compartilhando com a comunidade os assuntos trabalhados durante o ano mostrou a importância real do Projeto. Foi muito gratificante”, declarou Angela.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

O professor Roberto Pedrini encerrou suas palavras agradecendo o apoio dado ao Projeto Sanitarista Junior, destacando o sucesso total do programa. Ele também expressou sua gratidão à comunidade que prestigiou a cerimônia de formatura na Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores, presidente de sindicato, pais de alunos e a comunidade em geral. A contribuição do Sicoob com a doação das Camisetas e o empenho dos alunos, que foram reconhecidos com certificados, foram enaltecidos pelo professor. Ele concluiu: “Nossa escola é show!”

“O encerramento do Projeto Sanitarista Junior em Jaborá reflete não apenas o sucesso educacional, mas também o fortalecimento dos laços comunitários e o comprometimento com a formação de cidadãos conscientes e engajados na promoção da saúde e bem-estar coletivo”, finalizou Angela.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500