A Escola de Educação Básica 30 de Outubro celebrou no dia 23 de novembro a formatura da 1ª turma do Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A solenidade, que teve lugar no Assentamento Rio dos Patos, em Lebon Régis, e marcou o encerramento de um ciclo importante para os alunos do 5° ano do ensino fundamental.
Dentre os presentes destacou-se a participação de Adriane Biava, Assessora Especial da Casa Civil do Governo de Santa Catarina para a Região da Amarp; Maurício Passos Pinheiro, secretário municipal de Educação e Cultura de Lebon Régis; Leandro Medeiros, secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Piscicultura e Meio Ambiente de Lebon Régis; e Izamara Novicki Pinheiro, supervisora regional de Educação. A solenidade contou ainda com a presença da equipe diretiva, professores, pais e, é claro, dos alunos que protagonizaram esse momento especial.
Durante a cerimônia, as autoridades proferiram palavras de incentivo e reconhecimento aos alunos pelo empenho demonstrado ao longo do projeto. Cada aluno foi agraciado com um certificado e uma pelúcia das mascotes da Cidasc, gentilmente oferecida pela prefeitura de Lebon Régis. E destacando a excelência escolar, a melhor redação e o melhor desenho com tema sobre assuntos do projeto foram premiados, incentivando a criatividade e expressão dos jovens talentos.
O evento também reservou momentos de homenagem aos responsáveis pela condução das aulas do Projeto Sanitarista Júnior. O médico veterinário da Cidasc, Felipe Volpato e o engenheiro-agrônomo Sergio Omar de Oliveira foram calorosamente reconhecidos pela dedicação e expertise compartilhadas com a turma.
A presença de Luís Felipe Sperry Bratti, gestor regional da Cidasc de Caçador, e Cristiane Torezan Frank, gestora administrativa da Cidasc de Caçador, enriqueceu ainda mais a solenidade, evidenciando o comprometimento da Cidasc com iniciativas educacionais de qualidade.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500