Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, participantes do Projeto Sanitarista Junior, protagonizaram uma enriquecedora experiência no dia 22 de novembro ao visitarem uma propriedade rural na Rota Enxaimel, município de Pomerode. A iniciativa, que contou com o apoio dos professores da escola e médicas veterinárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Blumenau, proporcionou uma imersão nas práticas da agricultura familiar.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Situada em uma localidade que valoriza a preservação da herança cultural e tradições na agricultura, a propriedade rural é especializada em pecuária leiteira e suinocultura. Os alunos tiveram a oportunidade única de vivenciar de perto as atividades diárias, compreendendo os desafios e as recompensas associadas à produção rural.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

A visita, coordenada pelas médicas veterinárias Esther Elisa Wachholz e Juliana Boscardin Nauiack, da Cidasc, proporcionou uma visão abrangente das práticas de manejo, ressaltando a importância da saúde dos animais na produção de alimentos de qualidade. Os estudantes puderam interagir com os profissionais, esclarecendo dúvidas e compreendendo a relevância do trabalho sanitário na cadeia produtiva.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Ao longo do Dia de Campo, os alunos mergulharam na realidade da agricultura familiar, testemunhando o comprometimento dos agricultores locais em preservar métodos tradicionais de produção. A experiência permitiu que eles conectassem teoria e prática, compreendendo a origem dos alimentos que chegam às mesas de suas casas.

A diretora da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, Aneli Klotz Rothbarth, expressou sua satisfação com a parceria entre a escola, a Cidasc e os agricultores locais, destacando a importância de proporcionar aos alunos experiências práticas que enriquecem seu aprendizado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

“O Projeto Sanitarista Junior reforça seu compromisso em promover a educação sanitária e ambiental, preparando os alunos para compreenderem e valorizarem o papel fundamental da agricultura familiar na segurança alimentar e na preservação das tradições locais”, destaca a médica veterinária Juliana Boscardin Nauiack.

“A iniciativa demonstra a integração eficaz entre a comunidade escolar, órgãos de fiscalização e produtores rurais, destacando a importância do diálogo entre educação, saúde animal e práticas agrícolas sustentáveis”, frisa a médica veterinária Esther Elisa Wachholz.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500