Uma das escolas parcerias do projeto Sanitarista Junior na área de atuação do Departamento Regional de São Lourenço do Oeste é a Casa Familiar Rural Santo Agostinho, de Quilombo. Na última terça-feira, dia 14 de novembro, os alunos realizaram uma visita técnica ao frigorífico de aves da Auroracoop no município, acompanhados dos médicos veterinários da Unidade Veterinária Local da Cidasc Leandro Osokoski Hillesheim e Odirlei Facchi.
Os participaram foram alunos do 2° e 3° ano do curso técnico em agropecuária. Na oportunidade, eles e os professores puderam acompanhar na prática como ocorre o processo de abate realizado na planta frigorífica, correlacionando com as aulas teóricas desenvolvidas pelo projeto durante o ano, em diversos tópicos. O conteúdo interdisciplinar aborda questões relativas à sanidade avícola, como combate à zoonoses, a inspeção sanitária de produtos de origem animal e a cadeia produtiva da avicultura.
A produção e exportação de carne de aves é um dos destaques da economia catarinense. O Estado é o segundo maior exportador deste tipo de carne do país. O projeto Sanitarista Junior contribui para que estudantes de Santa Catarina, sejam de áreas rurais ou urbanas, valorizem a agropecuária e compreendam a importância de medidas sanitárias para preservar a saúde humana, a sanidade animal e vegetal e o cuidado com o meio ambiente.
Na visita técnica, os estudantes da Casa Familiar Rural Santo Agostinho puderam conversar com o gerente da unidade da Auroracoop Elizandro Vedovatto. Ele apresentou a cooperativa e falou sobre a cadeia produtiva, mercados importadores e o processamento da matéria prima desde a chegada das aves até o produto final. O médico veterinário da empresa, Renê Theobald, também explanou aos alunos como ocorre o processo de integração dos produtores à agroindústria e os cuidados no manejo dos animais.
Se sua escola tem interesse em aderir ao projeto Sanitarista Junior e levar estes temas para a sala de aula, entre em contato com a Cidasc pelo e-mail fabranco@cidasc.sc.gov.br. Desde sua criação, o projeto de educação sanitária já beneficiou mais de 16 mil estudantes catarinenses.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom