Foto: Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro

A Prefeitura Municipal de Canoinhas, a Cidasc, a Epagri e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte de Santa Catarina (Asseaplan) estão promovendo rodadas de seminários técnicos sobre inovação na agricultura. A proposta, voltada à capacitação dos engenheiros agrônomos da região, tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC). 

O primeiro seminário foi realizado no dia 7 de novembro. A engenheira agrônoma da Cidasc Maritza Martins Mansani ministrou a palestra “Conectando profissionais para a construção de soluções inovadoras”. Um dos aspectos abordados foi o registro de empresas que utilizam drones em trabalho no campo, que deve ser feito na Cidasc, assim como ocorre com empresas de aviação agrícola. Esta regulamentação está prevista no Decreto 1331/17, e há também uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sobre o tema: portaria nº 298, de 22 de setembro de 2021. 

A próxima rodada do seminário de inovação está marcada para o dia 5 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, localizada na Rua Felipe Schmidt, número 10, ou por meio do telefone 3621-6134. O evento é destinado a agricultores, estudantes, agrônomos e profissionais ligados ao setor. 

Como fazer o registro para uso de drones? 

Para fins de registro junto à CIDASC,  os documentos a serem apresentados, são os já obrigatórios previstos no Decreto 1331/17, mais o registro no SIPEAGRO do MAPA. Porém, alguns detalhes são importantes de lembrar:

– A empresa para operar em SC, deve estar registrada junto ao CREA-SC, e ter um profissional engº agrônomo obrigatório;

– Este deve ter uma ART de cargo e função e deve ser a mesma pessoa que está no registro do Sipeagro;

– Não há necessidade de licença ambiental para operar drone em nosso estado;

– A empresa deverá ter inscrição municipal, por se tratar de prestador de serviços;

– A empresa não precisa ter vínculo com central de embalagens; e

– Quem faz a solicitação é o profissional RT.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom