Nesta segunda-feira, dia 13 de novembro de 2023, 27 alunos do quinto ano da Escola Padre Bruno, localizada no município de Brunópolis, participaram de uma empolgante saída a campo. Essa atividade integra o Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), desenvolvido ao longo do ano letivo.
A visita teve como cenário a propriedade do produtor José Roberval, um espaço monitorado para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e que se encontra na fase final do processo de certificação livre de Brucelose e Tuberculose. Durante o passeio, os alunos puderam vivenciar de perto a rotina da propriedade.
Os estudantes participaram ainda da brincagem de dois bovinos, auxiliaram na alimentação dos terneiros e tiveram a oportunidade de interagir com ovelhas, equinos e suínos. O contato direto com os animais proporcionou uma experiência prática e enriquecedora.
O produtor José Roberval desempenhou um papel fundamental ao explicar o manejo dos animais e detalhar as etapas realizadas durante a ordenha. Sua orientação permitiu aos alunos compreenderem o cuidado e as práticas sanitárias envolvidas na criação e manutenção da saúde dos animais.
“Essa saída a campo não apenas enriqueceu o conhecimento teórico dos estudantes, mas também os sensibilizou para a importância da saúde animal e os cuidados sanitários necessários na atividade agropecuária. A vivência prática contribuiu significativamente para a compreensão do processo de certificação sanitária, complementando o aprendizado em sala de aula”, ressalta Andreia Rodrigues Lemes de Araújo, médica veterinária da Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Brunópolis.
“A iniciativa demonstra o comprometimento da escola Padre Bruno e da parceria com a Cidasc em proporcionar uma educação integral, que vai além dos muros da instituição, enriquecendo o aprendizado e conectando os alunos com a realidade local e suas práticas sanitárias”, comenta Andreia.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500