Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

No dia 17 de outubro, 31 estudantes do 5º ano, do Centro Educacional Eliziane Titon, do município de Ibiam, participantes do Projeto Sanitarista Junior, aprenderam sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para aplicação de agrotóxicos. “O objetivo principal do projeto é despertar o interesse dos jovens pelo agronegócio e para que os alunos saibam a importância da Defesa Sanitária Agropecuária”, destaca o engenheiro-agrônomo da Cidasc, Álvaro Antônio Ribas Dourado, responsável pela atividade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Toda vez que se inicia uma lavoura, o produtor deve pensar nos cuidados básicos como: escolha do local da cultura, seleção de sementes e mudas registradas, equipamentos que serão utilizados, insumos, mão de obra, entre outras necessidades. Além de todo o processo produtivo, o produtor deve plantar com consciência e segurança, tanto dos alimentos, quanto da sua saúde, já que o uso de agrotóxicos são importantes para proteger as culturas do ataque de pragas, doenças e plantas daninhas, mas podem ser perigosos se usados de forma inadequada. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O engenheiro-agrônomo da Cidasc, Álvaro Antônio Ribas Dourado, alerta que os agrotóxicos podem causar intoxicação nas pessoas que não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Conforme o profissional, “os EPIs existem para reduzir a exposição do trabalhador aos produtos químicos e assim aumentar a segurança durante o manuseio e aplicação na lavoura. Muitas vezes a intoxicação por agrotóxicos é resultado de erros na manipulação do produto e poderiam ser evitados”, explica Dourado. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Santa Catarina é um grande produtor de alimentos e o município de Ibiam, se destaca na produção de tomate, trigo, fumo, pêssego e feijão. O profissional ensinou ainda como as crianças podem alertar os pais para reduzir a exposição durante o preparo e aplicação do agrotóxico, como: manusear os produtos com cuidado; usar equipamentos de aplicação calibrados e em bom estado de conservação; usar vestimentas de proteção adequadas e descontaminadas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Os agrotóxicos são classificados segundo o nível de toxicidade, sendo a capacidade potencial de uma substância causar efeito adverso à saúde. Durante a atividade prática, os alunos tiveram a oportunidade de vestir a roupa destinada à proteção durante a aplicação de insumos químicos. “Foi um momento de interação e de muita concentração das crianças, que perceberam a importância de usar corretamente os EPIs e serão multiplicadores dessa informação para a família e amigos”, comentou Dourado.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500