foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

Em solenidade realizada durante a Expolages, no estande conjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, o produtor Alex Buratto e sua esposa Keyla Meier Buratto receberam na sexta-feira, 6 de outubro, o Selo Arte para quatro tipos de queijo e três variedades de mel que produzem. Em ocasião anterior, eles já haviam recebido a distinção para outros produtos lácteos do seu laticínio Keylex Alimentos e para o mel de melato de bracatinga, que beneficiam através da APROMEL – Associação de Apicultores de Capão Alto. 

O gestor do Departamento Regional de Lages, Diego Medeiros Gindri, representou a companhia no ato, acompanhado por diversos colaboradores da regional. As notas técnicas do Selo Arte para cada um dos sete produtos foram entregues pelo médico veterinário da Cidasc Alcenir da Cruz, que acompanhou o processo da Keylex Alimentos para recebimento dos selos. 

Além do prefeito de Correia Pinto, Edilson dos Santos, da prefeita em exercício de Bocaina do Sul, Alice Pessoa, e do vice-prefeito de Lages, Juliano Polesi Branco, estiveram presentes o gerente regional da Epagri de Lages, José Márcio Lehmann; o coordenador regional de Educação, Armando José Duarte; o gerente do Sebrae Altenir Agostini; e o diretor de pesquisa de pós-graduação do CAV-UDESC Álvaro Mafra. Representantes de outras agroindústrias que já receberam a mesma distinção, como a Frigozan e o Mel São Braz, prestigiaram a entrega. 

O Selo Arte foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para distinguir produtos artesanais e em Santa Catarina é concedido pela Cidasc. Para recebê-lo, o produtor precisa ter uma agroindústria registrada em um serviço de inspeção sanitária (o SIM – Serviço de Inspeção Municipal – ou SIE – Serviço de Inspeção Estadual). Deve indicar também o caráter artesanal/tradicional da produção. O selo é concedido por produto e tem abrangência nacional: aquele alimento de origem animal pode ser comercializado em todo o território brasileiro. 

O empreendimento de Alex e Keyla Buratto obteve o registro no Serviço de Inspeção Municipal de Correia Pinto em 2021, permitindo comercializar os queijos na área do município. A experiência positiva de outros empreendedores da região com o Selo Arte motivou o casal a buscar esta distinção também. 

“Os selos que já havíamos recebido trouxeram uma repercussão muito boa. Agora a gente pode ir em qualquer feira do Estado e dos estados vizinhos e isso é o que tem movimentado as vendas da nossa empresa”, conta Alex Buratto. 

A produção de queijos e de mel faz parte da história familiar. A Keylex Alimentos processa atualmente de 5 mil a 6 mil litros de leite por mês, mas a agroindústria tem capacidade para produzir mais. 

Os novos produtos da Keylex que receberam o Selo Arte e podem ser vendidos para todo o Brasil são: 

  • Ricota fresca; 
  • Creme de ricota;
  • Queijo fresco colonial com creme de ricota e azeitona;
  • Queijo fresco colonial com creme de ricota, damasco e nozes;
  • Mel silvestre;
  • Mel em favos;
  • Mel com pedaços de favos.

Para o gestor regional da Cidasc Diego Gindri, os produtores Keyla e Alex Buratto são exemplos a serem seguidos, assim como outros produtores da Serra Catarinense. Atualmente Santa Catarina já concedeu 85 Selos Arte, sendo 29 para produtores Serranos.  “Todos os colaboradores da Cidasc sentem-se muito felizes com a entrega de Selos Arte, ainda mais durante a ExpoLages, uma das maiores feiras agropecuárias do Estado Catarinense, possibilitando a divulgação dos produtos artesanais para outros setores da economia e da sociedade.”

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500