
A importância das abelhas na manutenção da flora, os produtos benéficos à saúde humana produzidos pelas abelhas e as principais doenças a que elas podem ser acometidas, foram os temas estudados pelos alunos do Projeto Sanitarista Junior, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Neli Ottoni Lange, da Linha Maratá, no município de São Domingos. A ação, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Xanxerê, aconteceu no dia 19 de setembro, e contou com a palestra da médica veterinária Raquel Detmer, que trabalha na Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Maravilha.

O tema escolhido, foi em função da grande importância das abelhas na polinização de inúmeras frutíferas e na produção de muitos produtos comestíveis de grande valor terapêutico. “A conscientização da comunidade escolar é necessária para que a sociedade entenda o valor das abelhas e atue em favor de sua perpetuação”, assinalou o médico veterinário da Cidasc de Xanxerê, Geraldo Scariot, que coordenou o encontro.

A atividade encerrou com a degustação de produtos apícolas oferecidos pela palestrante e a manipulação de equipamentos de uso nos manejos com as abelhas.



+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500