Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Na quarta-feira, 13 de setembro, os alunos do Projeto Sanitarista Junior, do município de Lebon Régis, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizaram uma visita técnica ao frigorífico Irmãos do Valle, uma empresa com Serviço de Inspeção Federal (SIF), que abate suínos e bovinos, em Santa Cecília. Os estudantes, do quinto ano do Ensino Fundamental I, da Escola de Educação Básica 30 de outubro, do Assentamento Rio dos Patos, no município de Lebon Régis. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Durante a visita técnica foi tratado sobre a inspeção de produtos de origem animal e bem-estar animal. O objetivo foi mostrar aos estudantes como é o funcionamento de um estabelecimento, que produz produto de origem animal inspecionado, a importância da inspeção, do bem-estar animal, durante todo o processo. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), realiza a fiscalização da inspeção estadual em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies. Também são fiscalizadas as indústrias que recebem e industrializam leite, pescado, carnes, produtos das abelhas e ovos. Estando em conformidade com a legislação. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O médico veterinário da Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Lebon Régis, Felipe Volpato e o engenheiro-agrônomo, Sergio Omar de Oliveira acompanharam os estudantes, assim como a professora da turma, Iandra Maria David.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Como saber se um produto de origem animal é seguro?
Na hora da compra o consumidor deve verificar se o produto de origem animal possui o Selo de Inspeção: SIM, SIE ou SIF.

Selo SIM: É um selo associado à Secretaria Municipal de Agricultura. O produto que recebe o Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) pode ser comercializado dentro dos limites do município em que foi produzido.

Selo SIE: Representa o Serviço de Inspeção Estadual que é executado pela Cidasc, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura. Uma vez que o produto obtém este selo, pode ser comercializado dentro da esfera estadual, ou seja, dentro de todo o território catarinense.

Selo SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.

E o Selo Sisbi, o que significa?
Selo Sisbi: agroindústrias com SIE também podem comercializar em outros estados, desde que estas comprovem à Cidasc que possuem condições equivalentes de produção, quando comparada com estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Federal (Selo SIF). Neste caso, as agroindústrias autorizadas, além do selo SIE, deverão inserir nos seus rótulos o Selo Sisbi.

Segurança dos alimentos:
Existem inúmeras doenças cuja transmissão se dá por meio de alimentos de origem animal, e muitas delas podem matar.

Como você pode ajudar?
Fique atento! Produto inspecionado, com selo, significa que encontra-se dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação.

Você pode ajudar, comprando produtos inspecionados e orientando toda sua família e amigos sobre a importância e significado dos selos de inspeção. Além disso, quando detectado produtos clandestinos/irregularidades no comércio, denuncie à Vigilância Sanitária e quando identificado agroindústrias clandestinas, denuncie à Cidasc.

A Ouvidoria do Governo do Estado também é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Através do telefone: 0800 644 8500, a Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500