Os médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Marcelo Grazziotin e Mariléia Ianke, e o técnico agrícola Gilnei Bruno Fachin, do Departamento Regional de Videira, palestraram, nos dias 28 e 30 de agosto, para os estudantes do 8º ano, períodos vespertino e matutino, da escola Centro Municipal de Educação Integrada de Salto Veloso.
Os profissionais da Cidasc apresentaram aos alunos o Projeto Nacional de controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), e ainda, falaram sobre a “Doença da Vaca Louca”, a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). A instituição de ensino faz parte do Projeto Sanitarista Junior, no município, com a parceria do professor Eliandro Gonçalves.
Durante a palestra foram explanadas as principais características da raiva; suas medidas de prevenção e controle. Os alunos tiveram a oportunidade de ver diferentes espécies de morcegos, taxidermizados, que fazem parte da fauna silvestre de Santa Catarina. Foi abordado ainda algumas curiosidades sobre os morcegos e sua importância na polinização de flores; na disseminação de sementes de árvores frutíferas; no controle de insetos, pequenos roedores e pragas na natureza; com ênfase na importância da preservação destes seres, vitais para a preservação e manutenção do meio ambiente. Também foi enfatizado o cuidado necessário ao se deparar com esses mamíferos, para evitar acidentes e apresentado os equipamentos utilizados pelo Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), para uma captura de morcegos utilizados pelos profissionais da companhia.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente chamada de “mal da vaca louca”, é uma doença progressiva e fatal do sistema nervoso de bovinos, causada pelo acúmulo de uma proteína anormal chamada “príon”, uma partícula proteica infecciosa, e pode ser transmitida a outros animais. Não há tratamento ou vacina para impedir o aparecimento da doença.
“Falamos também sobre os sintomas da EEB, como a alteração comportamental, o animal não conseguir andar normalmente, dificuldade de se manter em pé, dificuldade de andar em linha reta, problemas com fotossensibilidade, agressividade ou muito medo, cair sem motivo aparente e as medidas para prevenir a introdução de casos, que incluem não alimentar ruminantes com proteína de origem animal, com cama de frango, com resíduos da exploração de suínos e impedir a permanência de carcaças no campo. São esses estudantes que levarão o conhecimento adiante!”, destacou a médica veterinária da Cidasc, Mariléia Ianke.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500