Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

O profissional da Cidasc, João Natalino Martins, do Departamento Regional de Criciúma, realizou, na terça-feira, dia 15 de agosto, uma visita ao Instituto Federal Catarinense (IFC), em Santa Rosa do Sul. O técnico foi recebido pela professora Lidiane Silva Braga, onde tratou de assuntos referentes ao Projeto Sanitarista Acadêmico, e acertou os cronogramas referentes às visitações do Projeto Sanitarista Júnior ao Instituto.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

João recebeu uma caixa entomológica, doada pela professora Fabiana Andersson, ao Projeto Sanitarista Junior. A ideia é fortalecer ainda mais a parceria entre as instituições, bem como material de apoio para as aulas do projeto. Os insetos da caixa entomológica são coletados, examinados para verificação da espécie e grupo ao qual pertencem, e em seguida são fixados na caixa através de alfinete e com etiqueta de identificação. Através da caixa entomológica os alunos aprendem a diferenciar quais insetos são considerados pragas agrícolas e quais têm uma relevância maior na natureza, como os polinizadores.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

O Instituto Federal Catarinense (IFC), câmpus Santa Rosa do Sul, oferta cursos gratuitos e a instituição ainda dispõe de moradia para 240 estudantes, além de um programa de assistência estudantil voltado ao acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica de alunos e alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de auxílios. Os cursos atualmente autorizados para serem ofertados pelo câmpus, que possuem um universo com mais de mil estudantes matriculados, são cursos de: técnico agropecuário integrado ao Ensino Médio; engenharia-agronômica; e de bacharelado em zootecnia.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 20 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Júnior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como medicina veterinária, agronomia e zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros. A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo.

Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500