Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville.

Os alunos do 4° e 5º anos, do Ensino Fundamental, da Escola RM Judite Bernardina Aguiar, de Barra Velha; Escola municipal Erodi Marques Nunes, de Balneário Barra do Sul; Escola municipal Cristina Marli Zipf Ribeiro, de Araquari; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estevão, de Jaraguá do Sul receberam, nos dias 28 e 29/06 e 04 e 05/07, os técnicos agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Valdirene Régia Bizolo Sommer e Odair José Mantoanelli, lotados no Departamento Regional da Cidasc de Joinville. Os profissionais realizaram palestras do Projeto Sanitarista Junior para os alunos, que estão participando do projeto no ano letivo de 2023.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville.

Foram abordados assuntos relacionados à Defesa Sanitária Vegetal, com ênfase na bananicultura, classificação e certificação de produtos vegetais, produção orgânica e uso adequado de agrotóxicos na agricultura convencional. Quanto à classificação e certificação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns produtos, cereais embalados onde nas embalagens estava descrita as características de qualidade e a esfinge indicando a certificação. Na apresentação referente aos agrotóxicos foram demonstrados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para aplicação de agrotóxicos, oportunizando alguns alunos a vestir a roupa demonstrada na prática. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville.

“O objetivo principal do projeto é despertar o interesse dos jovens pelo agronegócio e para que os alunos saibam a importância da Defesa Sanitária Agropecuária”, destaca Valdirene.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500