Foto: Cidasc Jaborá.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio da Unidade Veterinária Local (UVL) de Jaborá, iniciou o Projeto Sanitarista Junior, com a turma do nono ano vespertino, da Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen, no município de Jaborá, no dia 11 de maio. A escola apoiou o projeto com a participação ativa dos professores: Roberto Armando Pedrini e José Bandelof, e da direção da escola, representada por Sandra Aparecida Dambrós e Rosane Primon.

Foto: Cidasc Jaborá.

Segundo a médica veterinária da Cidasc, Angela Cristina Pretto, responsável pelo projeto no município, “o objetivo principal do projeto é despertar o interesse dos jovens pelo agronegócio e para que os alunos saibam a importância da Defesa Sanitária Agropecuária. O conhecimento dos sinais clínicos das Doenças de Notificação Obrigatória pela população é fundamental para termos uma detecção precoce em caso de ingresso de enfermidades”, destaca Angela.

Foto: Cidasc Jaborá.

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. O projeto dispõe de material próprio, apostilas entregues aos alunos no início das aulas, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana. Durante as aulas também foram realizados trabalhos de pesquisa, na sala de informática da escola e até o momento já foram realizados quatro encontros.

Foto: Cidasc Jaborá.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500