Foto: Departamento Regional de Concórdia/Cidasc

Produtores rurais e entidades dos setores público e privado participaram da reunião que reativou a Comissão Municipal de Sanidade Agropecuária (COMUSA), do município de Concórdia. Estiveram presentes no auditório da ACCS representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Polícia Militar Ambiental,  do ICASA e médicos veterinários das agroindústrias da região e da EMBRAPA, além da equipe da Cidasc. 

Foto: Departamento Regional de Concórdia/Cidasc

A sessão foi aberta pela médica veterinária e gestora do Departamento Regional da Cidasc, Patrícia Resende Diniz Caires. Outra profissional da empresa, a médica veterinária Vanessa Lucca Alano, fez uma apresentação sobre influenza aviária, destacando as características e formas de prevenção. Os presentes receberam informações sobre normas de biosseguridade que devem ser adotadas para evitar a introdução do vírus na avicultura comercial. Assim como ocorre com outras doenças de notificação obrigatória, casos suspeitos de influenza aviária devem ser comunicados à Cidasc ou ao SISBRAVET para que os órgãos oficiais possam confirmá-los ou descartá-los. 

Foto: Departamento Regional de Concórdia/Cidasc

No final da reunião, a COMUSA no Município de Concórdia foi oficialmente reaberta e o Sr. Anselmo Antônio Lodea foi empossado como presidente e o Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Mauro Martini,  como vice-presidente. As médicas veterinárias da Cidasc Vanessa Lucca Alano e Fernanda Zordan Fontana foram destacadas como Primeira e Segunda Secretárias. Lodea, escolhido para presidir a COMUSA, é suinocultor, avicultor e trabalha com ruminantes, atuando portanto nas principais áreas de produção animal da região. 

A COMUSA deverá se reunir obrigatoriamente, no mínimo, uma vez ao ano. Além da reunião anual obrigatória, poderão ser exigidas outras reuniões, cujo número será fornecido em planilha de metas, ou em caráter de urgência por necessidade de alguma Coordenação Estadual do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (DEDSA) ou mesmo determinada pela Cidasc em situações de alerta e emergências sanitárias na área agropecuária.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500