Os estudantes do quarto e quinto ano, do Ensino Fundamental I, da Escola Reunida municipal Santa Filomena Professor Augusto Schnitzler, do município de São Pedro de Alcântara, realizaram, nesta quinta-feira (15/06), uma visita técnica ao Laticínios Holandês, na cidade de Biguaçu. Os alunos participantes do Projeto Sanitarista Junior da Cidasc tiveram a oportunidade de observar o laticínio em processo de produção. A médica veterinária da Cidasc, Marcela Mendes Nogueira Silva Rodrigues acompanhou os alunos, assim como a diretora da escola, Eroni Schmitt Schell e a professora Dieli Hoffmann.
Jaqueline Severino Coelho responsável pelo controle de qualidade do laticínio e Renato Luis Vieira, Responsável Técnico (RT) da indústria explicaram aos jovens sobre a produção de queijo, iogurte e suas etapas, desde a chegada do leite até a expedição do produto. Tratado sobre a importância da higiene, troca de roupas, retirada de objetos pessoais para entrada no estabelecimento. Abordado sobre os dados da embalagem, data de fabricação, lote, carimbo de inspeção, além de observar e entrar em contato com parte dos bovinos que produzem leite para indústria. Ao final, os alunos puderam experimentar iogurte e queijo produzidos pela empresa.
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500