Para prevenir doenças de notificação obrigatória, é fundamental que a existência de casos suspeitos seja comunicada com rapidez ao serviço veterinário oficial, papel que a Cidasc desempenha em Santa Catarina. Esta foi a principal mensagem deixada pela equipe da Cidasc aos médicos veterinários autônomos da região de Bom Retiro, em reunião realizada nesta quarta-feira no Sindicato dos Produtores Rurais daquele município.
O produtor e todos os que trabalham no setor agropecuário têm a responsabilidade de realizar a notificação quando animais apresentam sinais clínicos de doenças como a influenza aviária, cuja prevenção é uma das prioridades da Cidasc e da Secretaria de Estado da Agricultura neste momento. Na reunião, os médicos veterinários da companhia Paulo Ricardo Benetti Todeschini e Miriam Adriana Brüggemann reforçaram a importância de manter atualizados os registros dos informes de aves.
A conversa também relembrou os meios para notificação de doenças, de acordo com a Instrução Normativa 50/2013, do Ministério da Agricultura e da Pecuária. Casos suspeitos de influenza aviária e outras doenças de notificação obrigatória em Santa Catarina devem ser comunicados à Cidasc mais próxima ou pelo telefone 0800 643 9300 ou pelo link do SISBRAVET .
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500