Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de São Joaquim, esteve presente nos dias 12, 13 e 14 de maio, com um estande da Defesa Agropecuária, na XV Festa Estadual do Churrasco, em Bom Retiro, na Serra catarinense.

O evento ocorreu no parque de exposições Dieter Hornung, e contou com diversas atrações e com um bom churrasco para apreciação dos serranos e turistas. A festa foi realizada em prol do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Durante os três dias de festa, a comunidade pode prestigiar shows nacionais, bailes, parque de diversões, rodeio, gineteada, cavalgada, o grande prêmio de cancha reta, tarde dançante da melhor idade, praça gastronômica, feiras e exposições, e camping.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim.

Na área de estandes, a Cidasc expôs produtos produzidos na região e certificados pela companhia, como queijos, produtos cárneos e frutas. Os visitantes que passaram pela feira puderam conhecer mais de perto as ações dos profissionais na defesa agropecuária, na oferta de alimentos seguros e na promoção da saúde única. O gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim, Maykon Cecchinel Nunes, e o classificador Jorge Amilton de Souza, estiveram presentes na abertura da festa. As médicas veterinárias Denisi Cristiani Ribeiro Lins e Míriam Adriana Brüggemann recepcionaram os visitantes e apresentaram o trabalho de educação sanitária desenvolvido pelos profissionais da Cidasc voltados para os estudantes do ensino fundamental e acadêmicos de Santa Catarina.

Sobre os produtos artesanais com Selo ARTE

O Departamento Regional de São Joaquim possui três produtos certificados com o Selo ARTE: o Queijo Artesanal Serrano (Selo ARTE nº 240001), da Queijaria Sítio Santo Antônio; o Queijo Artesanal Serrano (Selo ARTE nº 240006), da Queijaria Tio Tácio, e o Frescal de São Joaquim (Selo ARTE nº 240003), da Frigozan.

A concessão do Selo ARTE é competência dos órgãos estaduais de agricultura. Em Santa Catarina, esta atividade está sendo coordenada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp).

Para ser considerado artesanal o produto de origem animal precisa ser elaborado com predominância de matérias-primas de origem animal de produção própria ou origem determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo. Além disso, são alimentos que possuem fabricação individualizada e genuína, mantendo a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais.

Eventos Agropecuários

Os eventos agropecuários somente podem ocorrer após serem autorizados pela Secretaria de Estado da Agricultura. A Cidasc, através do Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (Sigen+), realiza o controle da movimentação dos animais destinados aos eventos agropecuários. Em todos os eventos agropecuários, uma equipe de Responsáveis Técnicos (RT) deve acompanhar a recepção dos animais, conferir a documentação de trânsito e os exames necessários, de acordo com a espécie animal, como exames de Anemia Infecciosa Equina, Mormo, Brucelose e Tuberculose entre outros. Esse trabalho garante a sanidade dos animais que participam dos eventos ou que podem ser vendidos para reprodução e para engorda.

Após a participação no evento, o responsável pelo transporte deve providenciar junto aos organizadores a Guia de Transporte Animal (GTA) para realizar o retorno dos animais, este documento deve acompanhar o transporte dos animais da saída do evento até a propriedade de destino. 

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500