A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) amplia as oportunidades para as agroindústrias catarinenses, por ser um selo de inspeção com validade em todo o território nacional. O Frigorífico Tomelin, de Jaraguá do Sul, se soma a outra centena de empresas do Estado que buscaram obter o SISBI para crescer e fazer novos negócios. 

O certificado do SISBI foi entregue nesta sexta, 14 de abril, ao proprietário do frigorífico, Ivo Arildo Tomelin, e a um de seus filhos, Graziani Tomelin, pelo gestor do Departamento Estadual de Inspeção (DEINP), Jader Nones; pelos secretários municipais de Administração, Douglas Antônio Conceição, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Tiago Sarmanho, representando a prefeitura de Jaraguá do Sul; e pelo empresário Wolmir de Souza, presidente da Saborense.

Também prestigiaram a entrega Ester Wacholz, médica veterinária da Cidasc de Blumenau; Herbert Weigert, responsável técnico do frigorífico Tomelin; e outros três filhos do empresário Ivo Tomelin: Juliana Tomelin Giovanella, Samir Tomelin e Jucimar Tomelin. 

O gestor do DEINP, Jader Nones, ressaltou que o certificado do SISBI é importante não apenas para a agroindústria que o recebe. “Ele representa que as empresas estão atingindo padrões de qualidade elevados, em decorrência de um trabalho conjunto realizado pela equipe da Cidasc e também pelos responsáveis técnicos, médicos veterinários de apoio e toda equipe de controle de qualidade. Estamos trabalhando para que a agroindústria possa produzir produtos seguros e gerar emprego para os catarinenses”, afirmou Jader. 

O frigorífico Tomelin tem mais de 40 anos de tradição. Ivo Arildo Tomelin iniciou as atividades em 1982 com a esposa Olga Bortolini (in memoriam), com abate de suínos e fabricação de alguns produtos cárneos. Posteriormente, os filhos ingressaram na empresa familiar. 

Na solenidade de entrega, Graziani Tomelin, celebrou os benefícios da adesão ao SISBI, que já são maiores que o esperado pela empresa da família. “Estamos ampliando a planta para aumentar a capacidade e acreditamos que em seis meses ela esteja pronta e possamos dobrar a produção”, disse o sócio do frigorífico. 

Desde 2001, o Frigorífico Tomelin estava inscrito no SIE – Serviço de Inspeção Estadual. Atualmente, tem abate próprio e produz embutidos, defumados, temperados e frescais, totalizando mais de 180 produtos. A unidade no bairro Vila Chartres, área rural de Jaraguá do Sul, passou por diversas melhorias para incorporar processos mais modernos de fabricação. 

Mais de cem pessoas trabalham no local. O secretário municipal de Administração de Jaraguá do Sul, Douglas Antônio Conceição, lembrou que cada emprego gerado garante em média o sustento de quatro pessoas, sendo um fator de desenvolvimento para o município. O secretário disse ainda que o diálogo entre a prefeitura, a Cidasc e as empresas é o caminho a percorrer para que os empresários possam investir e crescer, beneficiando toda a comunidade local.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br

www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500