
Esta semana, a Cidasc realizou em Araranguá treinamento do uso de drones nas atividades de defesa agropecuária. O programa Balanço Geral registrou as atividades práticas que foram desenvolvidas, destacando como esta tecnologia auxiliará na prevenção da influenza aviária.
Os drones permitem monitorar correntes migratórias e registar imagens dos bandos, inclusive identificando se há aves mortas, facilitando as etapas seguintes do trabalho. E esta é apenas uma das aplicações possíveis no serviço de defesa agropecuária. Ficou curioso? Acompanhe a reportagem:
Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária
Estamos em alerta contra a influenza aviária e todos podem colaborar com a prevenção desta doença, que não tem casos registrados no Brasil.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e os órgãos de defesa sanitária intensificaram as medidas de prevenção da Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária”, doença que afeta as aves e que não existe no Brasil.
Agora, o trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado está no aumento das ações de vigilância e no reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença no Estado.
Como ajudar?
A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e já foi registrada em países vizinhos. A doença tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para Santa Catarina.
Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais! Acione os órgãos competentes!
Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom