Os agrotóxicos são uma forma de combater pragas nas lavouras, mas seu uso deve ser feito de forma racional para que os objetivos sejam alcançados com mínimo impacto possível na saúde humana, animal e meio ambiente. O 11 de janeiro é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, criado por decreto federal em 2002.
Em Santa Catarina, o controle destes produtos cabe à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), que controla a produção, comércio, armazenagem, transporte e uso. As agropecuárias são cadastradas junto à Cidasc e a venda desses insumos deve ser feita com a apresentação de um receituário agronômico, emitido por profissional.
“A melhor forma de combater a poluição ocasionada pelos agrotóxicos é entendendo e cumprindo todo o regramento que existe para produzir, comercializar, armazenar e utilizar esses produtos. Produtos e empresas registradas, profissionais e agricultores capacitados promovem o correto uso desses insumos e a correta destinação de suas sobras e rejeitos, minimizando assim o impacto desses na saúde do trabalhador, no meio ambiente e na sociedade em geral”.
Outra medida implementada pela Cidasc é o Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, que é executado desde 2010. Sua principal ação é a análise laboratorial de amostras de hortifrutigranjeiros, que permite identificar se houve uso excessivo de agrotóxicos ou de algum produto não indicado para aquela cultura. Quase 90% das amostras analisadas em 2022 estavam em conformidade, ou seja, não continham resíduos ou tinham resíduos dentro dos limites previstos na legislação.
O controle também depende da sociedade e de outras entidades, como o InPev, responsável pela logística reversa das embalagens. Os produtores rurais devem descartar as embalagens de agrotóxicos de forma correta, nos postos de coleta exclusivos para este tipo de resíduo. Estas embalagens não devem ser reaproveitadas para outros fins, nem deixadas no lixo comum, nem abandonadas no campo.
Para saber mais sobre as legislações que orientam o trabalho desenvolvido pela Cidasc, clique aqui.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500