Profissionais da Cidasc, representantes do setor produtivo e lideranças políticas se reuniram na noite de quarta-feira, 25 de maio, na Assembleia Legislativa, para celebrar os 15 anos da conquista catarinense da certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A sessão especial foi uma iniciativa do parlamento de Santa Catarina. 

O ato solene foi conduzido pelo presidente da casa, deputado Moacir Sopelsa, que realizou a entrega das homenagens da noite junto com os deputados Altair Silva e Coronel Mocellin. 

O governador Carlos Moisés participou da abertura da sessão, transmitida também pela TV Alesc e destacou o impacto positivo da certificação para a sociedade catarinense.

“Entendemos que os cuidados têm que ser redobrados. Precisamos controlar o trânsito de animais que entram e saem do Estado e manter este status internacional, que fez seu agronegócio mais forte”, afirmou Moisés. O governador lembrou ainda da rastreabilidade, sistema implementado pela Cidasc para a defesa sanitária animal. 

A Cidasc foi representada pelo presidente, Junior Kunz, que recebeu a placa em homenagem ao trabalho da empresa. “Os colaboradores da Cidasc e os produtores rurais são o motivo de estarmos na Assembleia recebendo esta distinção. Santa Catarina é feita de pequenas propriedades rurais, mas elas são gigantes na produção, beneficiadas pela erradicação da doença”, diz o presidente. 

A Secretaria de Estado da Agricultura também foi homenageada. No momento da entrega da placa, o secretário Ricardo Miotto Ternus mencionou sua carreira profissional junto à Cidasc e o empenho dos pioneiros da defesa agropecuária, que tornou possível receber a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal em 2007. 

Os ex-secretários de Agricultura Odacir Zonta, que ocupou o cargo entre 1999 e 2002, e Antônio Ceron, que comandou o órgão de 2007 a 2010, também foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em dois momentos cruciais para a certificação. Outras quinze entidades ligadas ao agronegócio também receberam a homenagem. 

Diversos colaboradores da Cidasc acompanharam a sessão solene, entre eles Diego Torres Severo, diretor de Defesa Agropecuária, e Jean Fabrício de Morais, diretor Administrativo e Financeiro da Companhia. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom