O Departamento Regional de Joinville da Cidasc realizou, nesta terça-feira, dia 10 de maio, uma fiscalização móvel do trânsito de produtos agropecuários na BR 101, junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Joinville. Participaram desta atividade os médicos veterinários da Cidasc Dickson da Silva Portes, Zeno Gilsomar Ruths e Luísa Richter.
Durante a ação foram fiscalizados 27 veículos, dentre eles um transportando bovinos e dois transportando pescados, sendo que não foram constatados inconformidades nas cargas vistoriadas.
É importante destacar que além da ação fiscalizatória das cargas transportadas, também foi realizado durante a operação um trabalho educativo sanitário junto aos motoristas dos veículos. Estes receberam orientações para o correto transporte de animais, seus produtos e subprodutos em Santa Catarina, através da entrega de materiais impressos sobre os programas sanitários e sobre o sistema de inspeção de produtos de origem animal.
Estas ações fazem parte do escopo de trabalho dos profissionais da Cidasc, com o intuito de coibir o transporte irregular de animais, seus produtos e subprodutos, visando assim manter a saúde dos rebanhos catarinenses e da população.
Animais devem ser transportados acompanhados de GTA (Guia de Trânsito Animal) que deve ser obtida antes da viagem. Para isto, o produtor deve fazer o cadastro junto à Cidasc na sua região para receber login e senha para usar o SIGEN +, sistema de gestão da defesa agropecuária. Uma vez cadastrado, o produtor pode emitir a GTA de forma eletrônica, sem necessitar ir à Cidasc a cada vez. Este tipo de controle é importante para rastrear a origem dos animais e mapear por onde circularam, garantindo uma ação rápida e mais efetiva em caso de qualquer suspeita de enfermidade.
Atualmente, a Cidasc possui 58 postos fixos, distribuídos por todo o Estado. A atuação das barreiras é fundamental para a manutenção do status sanitário do Estado, prevenindo a introdução de doenças ou pragas que possam gerar perdas à produção e riscos à saúde pública. As barreiras móveis realizadas em pontos estratégicos complementam o trabalho de fiscalização realizado nos postos fixos, conferindo a documentação sanitária do transporte dos animais, sempre buscando o bem estar animal na hora do transporte.
Como fruto deste trabalho, Santa Catarina conta com um status sanitário diferenciado em nosso país, o que possibilita a exportação dos produtos catarinenses para os mais exigentes mercados internacionais, gerando assim renda e desenvolvimento no Estado.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom