
O município de Cordilheira Alta deu início a 1ª edição da Expocordi nesta sexta-feira, com 130 expositores e atrações culturais. A Cidasc está entre as participantes, apresentando ao público os serviços que presta à sociedade, dando transparência ao trabalho de defesa agropecuária.
Entre os programas sanitários destacados no estande está o de controle da brucelose e da tuberculose, ao qual a companhia tem dado grande atenção, estimulando os produtores de gado a certificarem suas propriedades. Estas e outras informações ao público visitante da feira foram prestadas pelos médicos veterinários da Unidade Veterinária Local de Coronel Freitas, Sérgio Franco e Marina Possa.
A companhia também realizou outra importante atividade, antes mesmo do início da feira. Junto com o responsável técnico do evento, a equipe da Cidasc vistoria os animais que participarão do evento agropecuário, garantindo que todos as medidas sanitárias foram adotadas, como rastreabilidade e apresentação de exames.
Fotos: Sérgio Franco
Brucelose e Tuberculose
A brucelose e tuberculose são zoonoses, doenças que são suscetíveis a infectar o ser humano. Se passadas ao homem, podem ser fatais. Ambas podem ser transmitidas pelo consumo de leite ou derivados crus oriundos de um animal infectado. Os trabalhadores que manejam os animais têm risco de contrair a Brucelose pela inalação das gotículas de leite, mas o principal meio de contágio é através do contato com líquidos do parto de fêmeas infectadas.
A Tuberculose pode ser transmitida entre os animais através da alimentação em cochos compartilhados e pela respiração próxima uns dos outros. Os trabalhadores que manejam esses animais podem contrair a doença através da proximidade com essa respiração, ou pelo contato com gotículas de leite, caso o rebanho esteja infectado.
Os sintomas das doenças nos animais incluem aborto, nascimento de bezerros fracos, queda de produção, perda de peso, mastites ou tosse. Por conta da doença, o rebanho fica enfraquecido e não produz.
A feira começou no dia 30 de março e seguirá até domingo, dia 03 de abril. O evento reúne 130 expositores e diversas outras atrações na sua programação, como exposição de gado, exposição de produtos e serviços da indústria, entre outros.
Esperamos a sua visita no nosso estande.
Fotos: Sérgio Franco
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom