Nesta quinta-feira, dia 31, a equipe do Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil – SAER-FRON prestou apoio à Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc para monitoramento de propriedades na linha de fronteira de Dionísio Cerqueira até o município de Itapiranga, dando suporte às ações de fiscalização agropecuária nas áreas de difícil acesso.

Segundo o presidente da Cidasc, Junior Kunz, que acompanhou os trabalhos desde o início da manhã, o objetivo é ampliar a fiscalização aérea com o apoio da SAER-FRON e futuramente reforçar a atividade com a utilização de drones, equipamentos que vem conferindo maior precisão à ação dos técnicos da companhia.

A aeronave do SAER já prestou apoio em outras ações integradas da Cidasc com as forças de segurança da fronteira com a Argentina. A gestora do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha, explica que considerando a importância das atividades de fiscalização da Cidasc nas questões de defesa agropecuária do Estado, a polícia é um grande aliado na defesa do patrimônio agrícola catarinense.

“Com o início do trabalho de fiscalização aérea na região, além dos 58 postos fixos de fiscalização agropecuária, com fiscalização integral, 24 horas por dia, em toda sua extensão territorial, seja na divisa com Paraná e Rio Grande do Sul,  o Estado passa a contar agora também com o apoio da SAER para realizarmos a fiscalização de grande extensão, com sobrevoos em toda a fronteira com a Argentina”, disse.

Kunz comenta que o reforço na fiscalização na região é mais um passo para a defesa agropecuária catarinense. “Precisamos estar atentos e preparados para coibir o ingresso irregular de animais e produtos agropecuários. Sabemos que além da atuação de toda a cadeia do crime organizado que é evitada em operações conjuntas como esta, uma fiscalização agropecuária aérea permanente tem impacto imediato e, em que, à medida que a fiscalização se intensifica e se mostra ostensiva ao longo da fronteira, a tendência é de que o trânsito agropecuário ilegal seja suprimido”, explicou. 

O delegado de polícia e piloto coordenador do SAER-FRON, Albert Silveira, ressaltou que a parceria com a Cidasc é de longa data. “O SAER-FRON , assim como toda estrutura da Polícia Civil na fronteira está sempre em ações integradas com a Cidasc e demais órgãos de fiscalização, prevenindo e reprimindo ilegalidades, crimes e qualquer situação que possa prejudicar a economia e a paz da sociedade catarinense”, afirmou o delegado.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom