Foto: Queijaria Guinther

A Queijaria Guinther recebeu o SIE (Selo de Inspeção Estadual) em dezembro de 2021, ampliando o alcance comercial para todo o território catarinense. Neste ano, após auditoria realizada por profissionais da Cidasc, receberam indicação favorável para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA. 

No primeiro selo conquistado pela Guinther, foi constatado por profissionais da Cidasc que a empresa teria potencial para se registrar também no SISBI. Após inspeção de processos de produção e de estrutura, realizadas neste ano, a Cidasc indicou como favorável o início dos trâmites para obtenção do selo. As profissionais responsáveis pela auditoria foram as médicas veterinárias Débora Veiga de Oliveira, Margarida Seico Akama Yokemura e Renata Gonçalves Martins Meditsch. 

A empresa agora seguirá nos processos de inspeção da Cidasc e, seguindo todos os pré-requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), poderá conquistar o mercado nacional através do SISBI. Segundo a médica veterinária da Cidasc, Margarida Seico Akama Yokemura, ambos os selos exigem rigorosos padrões de qualidade sanitária, mas o SISBI demanda um maior controle por parte da agroindústria: “Todo esse controle é para garantir a qualidade e inocuidade do que é comercializado. Há todo um processo, regido por legislação específica”.

Via instagram, a proprietária Maria Rosinete Souza Effting comemorou a indicação: “É com orgulho que em breve, nossos produtos, produzidos por nossas próprias vacas e de excelente qualidade sanitária, estarão na mesa de catarinenses e em todo Brasil”, celebrou. A propriedade de Maria Rosinete é certificada como livre de Brucelose e Tuberculose desde 2007, um orgulho ostentado pela criadora. A certificação é mais um indicador da preocupação da empresa com os controles sanitários, com a sanidade do rebanho e qualidade do produto. 

Foto: Queijaria Guinther

Sobre o SISBI/POA

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é responsável pelos selos SIE, SISBI e ARTE fornecidos para as agroindústrias de todo o estado. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, combatendo a clandestinidade e visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.

Para a adesão ao SISBI é necessário, dentre outros avanços e adequações, que a empresa tenha uma instalação capaz de atender as demandas do comércio nacional e que faça a implantação de Programas de Autocontrole (PACs), que devem conter registros sistematizados e auditáveis que comprovem o cumprimento dos requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos estabelecidos por lei. 

Foto: Queijaria Guinther

A Cidasc, por meio de seu corpo técnico, tem trabalhado com afinco e em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e com os demais profissionais que atuam na área de alimentos (médicos veterinários habilitados e responsáveis técnicos) visando respaldar a segurança dos alimentos e proporcionar o aprimoramento constante do sistema de inspeção catarinense.

Por meio de um esforço coletivo, já são mais de 70 empresas aderidas ao SISBI.  A Cidasc acredita que cada vez mais empresas atenderão aos requisitos de adesão ao selo e, com isso, terão a oportunidade de comercializar seus produtos em todo o território brasileiro.

Foto: Queijaria Guinther

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom