Técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc do Departamento Regional de Chapecó realizaram, na manhã de ontem (29), uma fiscalização volante na Rodovia SC 283, em Planalto Alegre. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.
O controle do trânsito de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal é executado pela Cidasc nos 58 Postos de Fiscalização fixos nas divisas com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. Além disso, é reforçado com barreiras volantes em todo o território catarinense.
Nesta ação, a equipe formada pelo técnico agrícola Gledson Ferreira de Ramos, pelo engenheiro agrônomo Diogo Deoti e pelos médicos veterinários Pedro Flores e Amanda Santos, realizaram abordagem de 35 veículos de cargas que transitavam com animais, produtos de origem animal e vegetal, verificando as documentações sanitárias obrigatórias e orientando os condutores a executar o trânsito legal dessas cargas.
Fiscalização Volante
As fiscalizações volantes são aquelas realizadas em regiões estratégicas dos municípios catarinenses, para intensificar as políticas de defesa sanitária, vegetal e inspeção de produtos de origem animal. As ações realizadas pelas equipes têm o objetivo de coibir o trânsito irregular de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, agrotóxicos, sementes e mudas, uma vez que existem regras e normas sanitárias que devem ser cumpridas, para que o transporte ocorra com a devida segurança. Esta importante ação reprime a difusão de doenças e pragas, evitando prejuízos ao meio ambiente, à saúde dos animais, sanidade vegetal e à saúde pública.