Em cerimônia realizada no dia 10 deste mês, no município de Aurora, os proprietários Diogo Hammers e Juliana Hammers conquistaram o mercado de Santa Catarina com a obtenção do Serviço de Inspeção Estadual, o SIE. Classificada como unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos, a Vale Europeu já possuía o registro de inspeção municipal, ampliando sua comercialização com a obtenção do novo selo.
A entrega do Certificado de Adesão ao SIE foi realizada pelo gestor do Departamento Regional de Rio do Sul, César Augusto Barbosa de Macedo, acompanhado do gestor da Divisão de Gestão Administrativa e Financeira, André Coelho, e do médico veterinário do Lauri José Giachim, todos profissionais representando a Cidasc.
Autoridades locais também compareceram na cerimônia, como o prefeito de Aurora, Alexsandro Kohl, e os secretários do município, Alceu Montibeller e Almir Serafim. Para eles, a conquista contribui para o desenvolvimento do município, com a geração de empregos e renda para a população.
Ainda, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prestigiou o evento com a presença do Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do MAPA em Santa Catarina, André Luiz Rabello Vallim, e da Engenheira Agrônoma Daniela Mirandola Canavesso, Gestora do SISBI/POA em Santa Catarina. “Queremos voltar aqui um dia para entregar o certificado do SISBI.. Vocês merecem!”, afirmou Daniela.
Os proprietários do estabelecimento, Diogo Hammers e Juliana Hammers, relataram que estavam orgulhosos da conquista, fruto de muito esforço e investimento e agradeceram a presença de todos no evento e o trabalho da Cidasc no processo de adesão.
SIE e SISBI
O SIE, selo concedido pela Cidasc para empresas que seguem os padrões de sanidade e qualidade necessários, permite a comercialização dos produtos em todo o território estadual. Já o SISBI, permite a venda para todo o território nacional e também é concedido pela Cidasc. Santa Catarina foi um dos primeiros estados a regulamentar a adesão aos selos através do serviço de inspeção estadual e atualmente pode até mesmo conceder ambos os selos simultaneamente.
A Cidasc encoraja que cada vez mais produtores se regularizem e façam a adesão aos selos. Eles garantem a procedência segura dos alimentos e aumentam significativamente as oportunidades de mercado, principalmente no âmbito nacional, visto que o número de registros feitos em Santa Catarina no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI – aumentou 50% no último ano.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom