Nesta terça-feira, dia 14, foi entregue mais um SCC (Selo de Conformidade Cidasc. A Rocha Alimentos se tornou a primeira empresa a receber a certificação no município de Sangão e em toda a regional de Tubarão da Companhia. Foram sete anos de trabalho para implementar totalmente o programa de qualidade na linha de produção e ser aprovado nas vistorias realizadas pela equipe técnica da Cidasc.

O SCC foi criado pela companhia em 2014 com o objetivo de certificar a produção de alimentos de origem vegetal. O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, que representou o presidente Plinio de Castro na cerimônia de entrega, testemunhou toda a evolução do SCC. A ideia da empresa atuar na área de certificação surgiu em 2011, trazida pelo técnico agrícola Wladimir Marcon. 

Ao discursar, o diretor Marcos Roberto Pacheco lembrou que houve questionamentos sobre a concessão do selo estar ou não dentro das atribuições da Cidasc e que o presidente Plinio deu seu suporte ao SCC tão logo assumiu o cargo, entendendo sua importância. 

A certificação fez a diferença para a Rocha Alimentos, pois embora tivesse mais de 30 anos de mercado, sentia dificuldade em se expandir. Ao ingressar no programa do SCC, a fabricante aprimorou a qualidade e padronizou sua produção, conseguindo assim ampliar a clientela. Jailton Claudeci da Rocha, sócio do empreendimento, ressaltou o significado do selo para a empresa e agradeceu profundamente à Cidasc pelo apoio.

Para Marcos Roberto Pacheco, este é um exemplo do valor que o SCC traz para a agroindústria catarinense. “O nosso presidente fala em várias oportunidades uma frase que peço permissão para usar agora: ‘o poder público muito ajuda quando não atrapalha’. Hoje, com muito orgulho, vemos que a Cidasc além de não atrapalhar, ajuda de fato. A Rocha é um caso de sucesso”, afirmou o diretor. 

O diretor de Planejamento e Inovação da Cidasc, Junior Kunz; o gestor de divisão de classificação da Cidasc, Carlos Eduardo Souza Prado; o gestor do Departamento Regional de Tubarão, Samuel Maccari Redivo; e o técnico agrícola Wladimir Marcon, também representaram a Cidasc na entrega do Selo de Conformidade para a empresa. 

O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, o vice-prefeito, Jaime de Souza,e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores,  Anderson de Souza, compuseram a mesa de honra representando a cidade.  “Como gestor público, estou orgulhoso de ver uma empresa de Sangão, um município tão pequeno, receber um selo tão importante como esse, importante para a empresa, para a cidade e para o estado”, afirmou o prefeito, atribuindo o aumento na arrecadação municipal ao bom desempenho das empresas locais. 

Qualidade garantiu o crescimento

A Rocha Alimentos, localizada no município de Sangão, nasceu em 1984. Fundada por Jorge Manuel da Rocha, inicialmente a empresa produzia farinha branca e vendia a granel para clientes da região, mas ao longo do tempo passou a investir em novas tecnologias e comercializar os produtos em embalagens com marca própria, atendendo toda região sul catarinense, além de outros estados.

Atualmente, o empreendimento atua em redes de supermercados de estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além de exportar seus produtos para a União Europeia. A busca pelo Selo de Conformidade Cidasc ajudou a empresa a conquistar esses espaços. 

“Os principais compradores do mercado nacional e internacional buscavam empresas que pudessem garantir fornecimento de produtos de qualidade e com segurança alimentar. Para atender esse mercado nós precisávamos mudar. Com isso, buscamos a Cidasc para nos ajudar na reestruturação do negócio. Foi um trabalho que começou a dar resultados logo de início, pois em geral o nosso segmento ainda era muito artesanal e por isso conseguimos nos diferenciar rapidamente”, conta o diretor comercial da empresa, Cloudo Rocha.

A expectativa é que a conquista do SCC ajude a impulsionar ainda mais os negócios. “Hoje nossa equipe está preparada para atender qualquer perfil de cliente, desde os mais pequenos até os maiores e mais exigentes”, comemora o diretor comercial. Ele espera ainda que a Rocha Alimentos, nesta nova fase, possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Sangão e da região sul do Estado. 

O selo de conformidade  é uma criação da equipe técnica da Cidasc em parceria com o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. 

O programa tem o objetivo de servir de suporte para  o agronegócio catarinense, auxiliando aqueles que trabalham com a produção, processamento, beneficiamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Ao receber o SCC, as empresas podem incorporá-lo no design de suas embalagens e materiais promocionais, mostrando aos consumidores que aquele é um produto diferenciado e que segue padrões rigorosos de higiene e qualidade.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom