A Indústria de Pescados Rio Vivo, de Descanso, iniciou um novo capítulo em sua história com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Os proprietários da empresa, Décio Aloisio Ludwig e Rosmari Terezinha Gusi Ludwig, receberam na última sexta-feira, 3 de dezembro, o certificado que permite a comercialização nacional dos produtos. 

O evento, na sede da Rio Vivo, no Extremo Oeste catarinense, foi acompanhado por diversas autoridades. O secretário de Estado da Agricultura, deputado Altair Silva, foi representado por Moacir Lazarotto. A Associação de Municípios do Extremo Oeste (AMEOSC) foi representada por seu secretário executivo, Airton Fontana, e o município de Descanso pelo vice-prefeito, Nei Brugnerotto. 

A indústria de pescados, criada em 2008, tinha como objetivo fomentar a produção de tilápias, enfrentando falta de matéria prima no início. Hoje ocupa o segundo lugar neste mercado em Santa Catarina. 

Foto: Ascom/Cidasc

A presidente da Câmara de Vereadores, Odete Maria Andrioni Nora, destacou o significado da conquista do SISBI não só para a Rio Vivo, mas para a cidade de Descanso. “Sei que a Cidasc tem uma equipe muito séria e que exige um padrão de qualidade alto e é uma alegria muito grande para nós ter uma empresa tão séria, tão comprometida com a qualidade como a Rio Vivo atuando aqui”, afirmou a parlamentar.

O presidente da Cidasc, Plinio de Castro, e os diretores de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco,  e de Planejamento e Inovação, Junior Kunz, viajaram de Florianópolis ao Extremo Oeste para participar da entrega do certificado de registro à empresa. 

“Essa é a recomendação do governador do Estado, do secretário de Agricultura: que nós estendamos a mão para aqueles que querem empreender, para que nós estejamos presentes naqueles que querem desenvolver os municípios do estado, gerando oportunidade de trabalho e mais riqueza para os municípios e para Santa Catarina”, afirmou o presidente. Plinio de Castro  enfatizou que o número de empresas inscritas no SISBI aumentou 50% no último ano, o que amplia o mercado potencial destas agroindústrias. 

Foto: Ascom/Cidasc

 A gestora do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha, acompanhou a evolução da Rio Vivo e agradeceu a confiança depositada na Cidasc. “Nós da Cidasc estamos aqui para executar ações de defesa sanitária animal e vegetal, promover o agronegócio, desenvolvimento sustentável de Santa Catarina e preservar a saúde pública. Nosso compromisso começa no campo, lá no agricultor, passa pela agroindústria, até chegar um alimento seguro na mesa do consumidor.”, destacou a gestora. 

A Rio Vivo trabalhou muito para alcançar os padrões de qualidade exigidos pelo Sistema Brasileiro De Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI. “Essa solenidade vem certificar a Indústria de Pescados Rio Vivo, mas sobretudo vem coroar o trabalho de todos nós, colaboradores, administradores, inspetores,médicos veterinários,responsáveis pelo perfeito andamento dos processos industriais que nos auxiliaram a manter, aperfeiçoar, vigiar, enfim, conquistar a excelência e qualidade”, discursou o proprietário Décio Aloisio Ludwig. 

Inicialmente, a atividade da empresa era artesanal e voltada ao mercado regional, processando pouca matéria prima. Entretanto, com o crescimento da demanda, se uniu aos produtores locais para estimular o cultivo e firmar parcerias, fazendo da região um verdadeiro celeiro do pescado. 

Foto: Ascom/Cidasc

Foram necessários cinco anos de dedicação para atingir um nível de produção capaz de suprir a demanda. Com o aumento na produção, a Rio Vivo se deparou com a oportunidade de expansão e buscou, juntamente com a Cidasc, o selo do Sistema de Inspeção Estadual, o SIE, que permite a venda em todo o estado.

Para tanto, a empresa seguiu à risca os programas de autocontroles (PAC’s) e buscou o melhoramento contínuo. As exigências do SIE são bastante semelhantes às do SISBI, tanto que é possível uma empresa obter simultaneamente os dois registros junto à Cidasc em Santa Catarina. 

Ludwig considera que a conquista traz maior responsabilidade à Rio Vivo: “responsabilidade em continuar fazendo sempre o melhor, cuidando para nunca retroceder nas questões de qualidade, manter firme os propósitos fixados nos PAC’s. E com essa qualidade, expandir nossa clientela”, declarou o empresário. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom