Foto: Departamento Regional de Tubarão

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc – de Tubarão certificou, no dia 23 de novembro, com o título de Registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, o estabelecimento Rafaela Sizenando Schmuller, registrado como Granja Avícola Dona Ema, no município de Braço do Norte. O SIE concedido à Granja Avícola Dona Ema vai oportunizar ao produtor rural a comercialização dos produtos para todo o Estado e a garantia que os ovos são inspecionados por médico veterinário.

O registro de granjas avícolas na Cidasc, órgão oficial de Defesa Agropecuária em Santa Catarina, é obrigatório conforme Instrução Normativa nº 56/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Atualmente o Departamento Regional de Tubarão possui 27 estabelecimentos avícolas registrados no SIE, sendo 15 granjas avícolas e 12 Unidades de beneficiamento de ovos e derivados e outros 16 em processo de registro SIE.

A região da Amurel é referência na produção de ovos no estado de Santa Catarina, sendo que possui uma população de cerca de 2.000.000 (dois milhões) de galinhas com finalidade de postura comercial. Toda a produção está registrada no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense SIGEN+.

A solenidade de entrega do Certificado de Registro no SIE foi realizada no próprio estabelecimento. O título foi entregue pelo gestor do Departamento Regional de Tubarão Samuel Maccari Redivo, pela coordenadora Regional do SIE Margarida S. A. Yokemura, e os representantes do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, Marina Menezes Neves Lorenzon e Fernando Castro de Mota Oliveira. A prefeitura de Braço do Norte estava representada pelo secretário da Agricultura, Adir Engel.

Foto: Departamento Regional de Tubarão

De acordo com Rafaela Sizenando Schmuller, responsável pelo estabelecimento, a certificação é um marco muito importante para a história da família. “Toda a nossa produção de ovos foi iniciada por minha avó, Dona Ema, e hoje, consolidada na comercialização de ovos com a marca “Dona Ema”, representando o resultado do trabalho de gerações”, explica.

O gestor Samuel Maccari Redivo enfatiza que o registro é fundamental para assegurar a sanidade do plantel avícola que, em Santa Catarina, tem grande importância econômica. “Somos o segundo maior produtor de aves, e estamos ganhando espaço na produção de ovos e as medidas de prevenção e controle de enfermidades realizadas pela equipe técnica da Cidasc são fundamentais para que a avicultura catarinense cresça com sanidade, qualidade e que tenha cada vez mais oportunidades de comercialização nos mercados interno e externo, o que gera mais empregos e renda para os produtores e divisas para o Estado de Santa Catarina”, afirma Samuel. 

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom