A médica veterinária Carolina Pazda Dambroski ministrou palestra sobre a prevenção da peste suína africana no dia 24 de novembro, nas dependências da Universidade do Contestado (UNC). O evento foi dirigido ao setor produtivo de suínos e teve a participação dos produtores da FRICASA/PIF PAF. Estiveram presentes no evento a gestora técnica do Departamento Regional de Canoinhas da CIDASC, Maritza Martins Mansani, e o gerente de produção de campo da FRICASA/PIF PAF, Airton Martins.

A exemplo de outras atividades que a Cidasc tem realizado em todas regionais, a palestra buscou esclarecer os produtores sobre o foco de PSA que atinge a República Dominicana e o Haiti, primeiros casos nas Américas em 40 anos. Embora a doença não seja transmissível para humanos, provoca grandes perdas nos plantéis. Não há vacina ou tratamento, razão pela qual prevenir a reintrodução da doença no Brasil é fundamental, principalmente em regiões produtoras como é Santa Catarina. 

Os produtores receberam informações sobre o Alerta Sanitário para evitar o ingresso da PSA no Brasil e quais são as responsabilidades de cada elo da cadeia produtiva para que isso não ocorra. Uma das recomendações aos produtores é alimentar os suínos com ração apropriada (e nunca com sobras de alimentos ou lixo) e restringir a entrada de visitantes nas granjas.

 Os participantes receberam informações sobre sinais clínicos da PSA e sobre como reforçar as ações de biosseguridade de suas unidades de produção, sendo orientados ainda a comunicar à CIDASC qualquer caso suspeito de PSA. 

A reunião serviu para ouvir as demandas sanitárias trazidas pelos produtores, que serão encaminhadas aos demais setores da Cidasc. “É isto que buscamos, a efetividade das ações das empresas ligadas à Secretaria de Estado da Agricultura, entre elas a Cidasc. Como cidadãos e como servidores públicos, queremos que as ações tragam respostas rápidas ao setor produtivo. É isto que define todo nosso trabalho”, afirma a gestora  do Departamento Regional de Canoinhas, Maritza Martins Mansani.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom