
Uma solenidade singela marcou a passagem da coordenação do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA SUL) de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. O comando deste órgão é exercido de forma rotativa pelos estados e a troca foi realizada nesta quarta-feira durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
A secretária de Estado da Agricultura do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, recepcionou o colega catarinense, secretário Altair Silva, o presidente da Cidasc, Plinio de Castro, e o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo. Também estavam presentes outras autoridades ligadas ao setor, como o coordenador de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Caetano Júnior, e a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, Rosane Collares.

A recente conquista da certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação por seis estados, entre eles o Rio Grande do Sul e Paraná, foi um dos temas discutido na reunião. O presidente Plinio de Castro destacou as perspectivas positivas que esta mudança já trouxe para a agropecuária da região Sul. “Há 20 anos não podíamos trazer animais de Santa Catarina à Expointer e depois levá-los de volta, devido a diferença no status sanitário dos dois estados. Este ano, viemos com 237 animais catarinenses e acreditamos que este número tende a crescer, já que possuímos excelência em rastreabilidade e genética”.
A edição 2021 da Expointer iniciou no dia 4 de setembro e será encerrada no dia 12 de setembro, seguindo protocolos especiais para público e expositores em função da pandemia. A Cidasc é o único órgão público de outro estado a manter um estande permanente no Parque de Exposições Assis Brasil, onde o evento é realizado a cada ano.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/