Foto: divulgação

O trabalho no campo segue mesmo com o frio intenso que atinge SC. Em Capão Alto, onde os termômetros marcaram – 1ºC, foi realizada nesta terça-feira, 29 de junho, a 1ª Feira de Gado Geral de Inverno, com leilão ao vivo organizado pela Pampa Remates. Foram ofertados 30 lotes de bovinos das raças Hereford, Braford, Devon, Charolês e Angus

Em eventos agropecuários como este, a equipe da Cidasc participa dos preparativos, fiscalizando a sanidade dos animais. Os bovinos precisam estar brincados (o que permite rastrear sua origem desde o nascimento) e estar livres de doenças como a brucelose e tuberculose. O médico veterinário da Cidasc Joel Gilberto Bialkowski foi o responsável por conferir as normas sanitárias na feira em Capão Alto.

Ele destaca a necessidade de engajar todo setor produtivo na defesa agropecuária. “Todos trabalharam juntos neste evento: a Cidasc, a Pampa Remates, a Associação de Produtores Rurais do município, a Prefeitura Municipal de Capão Alto e, é claro, o produtor. Todos em defesa da sanidade em Santa Catarina, estando em dia com exames e saúde dos animais.”

O Estado tem um status sanitário diferenciado, possuindo há 14 anos o certificado de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A Cidasc, como órgão oficial de defesa agropecuária em solo catarinense, trabalha para manter esta certificação e para erradicar outras zoonoses. Este controle traz ganhos para o produtor, que amplia o potencial de negócios, e também para o consumidor, com a oferta de alimentos seguros e que não afetam a saúde humana.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/