
Mais um produto artesanal de Santa Catarina poderá conquistar o Brasil. O Queijo Provolone Curado Defumado, produzido pela Queijaria Famiglia Baldo, em Rio do Sul, é o segundo produto da queijaria a receber o Selo Arte, que permite a comercialização em todo o país.
No dia 11 de junho, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Rio do Sul, realizou a entrega oficial da Nota Técnica para os proprietários do estabelecimento. A nota foi entregue por Lauri José Giachim, médico veterinário do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do departamento de Rio do Sul, e pelo gestor da Área Administrativa e Financeira, André Coelho. Estavam presentes na entrega a Secretária de Obras e Agricultura do município, Adriana Iuncek Ramos, e os inspetores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Marco Antônio Meira de Quadros e Glauber de Ávila.

A fabricação dos produtos da Queijaria “Famiglia Baldo”, localizada na zona rural de Rio do Sul, faz parte de um aprendizado trazido pela imigração europeia (descendência italiana e alemã), passado de geração em geração e aprimorado com o passar do tempo e novos conhecimentos adquiridos. No início, a família produzia seu próprio leite, mas atualmente adquire matéria prima de propriedades vizinhas, com origem determinada e conhecida, e que adotam comprovadamente Boas Práticas Agropecuárias.
Em novembro de 2020, a Cidasc concedeu o selo para um único produto da queijaria, o “queijo colonial”, após auditar os processos e constatar o cumprimento de todos os requisitos necessários para concessão do Selo Arte.
Todos os estabelecimentos que desejam buscar o Selo Arte devem estar submetidos ao serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) para receber a certificação. A Queijaria Famiglia Baldo, por exemplo, está submetida ao Serviço de Inspeção Municipal.
De acordo com os proprietários Samuel Baldo e Charlana Baldo, a queijaria produz vários tipos de produtos lácteos com leite pasteurizado. Desde a conquista do Selo Arte para o Queijo Colonial, a família buscou o cumprimento de todos os requisitos para que o Queijo Provolone Curado Defumado também fosse certificado.
Concessão do Selo Arte
Em setembro de 2020, Santa Catarina iniciou a entrega do Selo Arte para produtos artesanais. O queijo serrano produzido pela família Zanelato, no município de Bom Retiro, foi o primeiro produto catarinense a receber a certificação. Hoje, oito produtos artesanais catarinenses compõem o seleto grupo de produtos reconhecidos como genuinamente artesanais.
A Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), é responsável por conceder o Selo Arte aos produtos que atenderem aos requisitos previstos nas normativas estaduais e federais. É importante destacar que a certificação é concedida para o produto e não para o estabelecimento.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/