Foto: Franciele Camila Luchese Haag

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí, através da Unidade Veterinária Local de Botuverá, implantou o Projeto Sanitarista Junior através de parceria com a Prefeitura de Botuverá em 2017, na Escola Municipal Rural Maria Luiza da Silva Dias, na localidade de Ribeirão do Ouro, município de Botuverá.

Com a volta das aulas no modo presencial, a médica veterinária Franciele Camila Luchese Haag iniciou o projeto com os alunos do quarto ano na manhã de ontem, 07. Na primeira aula, a médica veterinária Franciele, acompanhada da professora Marilene Buschirolli , distribuiu todo o material didático para os alunos e iniciou o primeiro capítulo do livro “O que é a Cidasc”. A turma do quinto ano também fará parte do projeto em continuidade das aulas do ano passado, que foram interrompidas em função da pandemia.

De acordo com Franciele, os professores da escola são capacitados pela Cidasc para que possam implantar o projeto de Educação Sanitária na escola. “É um trabalho de parceria, após a capacitação, os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas. Todo material didático é disponibilizado pela Cidasc. No final do ano letivo, alunos e professores recebem um certificado”, disse.

“As aulas práticas da área animal são realizadas por mim, que inclui simulação de fiscalização móvel do trânsito agropecuário (ação educativa), visitas ao horto municipal para conhecer a importância das abelhas na polinização, visitas à casa do mel, propriedades rurais (sanidade animal, vegetal e brincagem), caverna (captura de morcegos). Na área vegetal as aulas práticas são realizadas pela engenheira agrônoma Fabiana Alexandre Branco. São aulas importantes para fixação da teoria. Com as saídas de campo os alunos entendem como funcionam na prática o trabalho da Cidasc em Defesa Agropecuária”, explica a médica veterinária Franciele.

Foto: Ascom/Cidasc

O Projeto Sanitarista Junior foi elaborado para ser um instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

Entre os anos de 2015 a 2020, o projeto esteve presente em mais de 200 escolas catarinenses, formando 13.749 crianças como Sanitaristas Juniores. O projeto permitiu ainda, o desenvolvimento de competências pedagógicas dos colaboradores e o fortalecimento institucional da educação sanitária no órgão catarinense de defesa agropecuária.

As aulas

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. Conheça o projeto acessando o link: https://bit.ly/2vKgy8J

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/