Uma carga de 6,33 tonelada de camarão clandestino foi apreendida em um caminhão modelo graneleiro na madrugada desta terça-feira (02) em Joinville, na BR 101, localidade de Pirabeiraba, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal – PRF.
Conforme a Cidasc de Joinville, os médicos veterinários do Departamento Regional de Joinville que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Luísa Richter e Zeno Gilsomar Ruths foram contatados para realizar a fiscalização e destinação da carga do caminhão apreendido.
Ao inspecionar a carga, os médicos veterinários encontraram os camarões sendo transportados sem refrigeração, sem documentação sanitária necessária e em veículo inadequado. A ação contou com o apoio dos médicos veterinários, atuantes na Defesa Sanitária Animal, Oscar Olívio de Faria Junior e Daniela Rubele Maggi.
Todo produto de origem animal deve, obrigatoriamente, ser transportado até o ponto de venda sob temperatura controlada e com documentação. O transporte de produtos de origem animal intermunicipal exige o registro do estabelecimento fabricante no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF).
Como medidas administrativas e sanitárias, fora instaurado processo administrativo em desfavor do proprietário, a partir da lavratura de auto de infração, que pode resultar em multa. Toda a carga apreendida foi encaminhada para uma indústria de farinha de peixe.
Produtos de origem animal e seus derivados, como o camarão, quando postos em comercialização sem a devida comprovação de procedência e inocuidade sanitárias, representam sérios riscos à saúde do consumidor.
Segundo a gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Luísa Richter, o trabalho da Companhia consiste, justamente, em contribuir para assegurar a qualidade e segurança dos alimentos ofertados à população. “Nossas ações visam promover o agronegócio com vistas à promoção da saúde pública catarinense”, disse.
Luísa destaca que o olhar atento da PRF nas estradas que cortam Santa Catarina é de suma importância para assegurar as ações da Cidasc. “Santa Catarina possui status diferenciados dos outros Estados da Federação, e a Cidasc é um referencial de excelência em defesa agropecuária. O apoio da Polícia Rodoviária Federal nos fortalece, dá segurança aos nossos profissionais nas ações de trânsito e ajuda a promover a saúde pública”, afirma a gestora.
Participação da comunidade – A Cidasc conta com o apoio e a ajuda da população para o sucesso no combate aos produtos de origem animal clandestinos. O consumidor pode auxiliar no combate aos produtos clandestinos através de denúncias à Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina, pelo telefone 0800-644 8500; ou site www.ouvidoria.sc.gov.br/cidadao/.
Fonte: Departamento Regional de Joinville
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom